Associação quer Carnaval do Lobito como atractivo turístico

O vice-presidente da ACL revelou que, para elevar o Carnaval para lugares cimeiros a nível nacional, o órgão pensa em parcerias com as empresas publicitárias, hotéis e com os agentes da cultura, com a finalidade de atrair turistas para cidade do Lobito. Apontou como habituais patrocinadores do Carnaval na região a cervejeira Soba Catumbela, a agência de Seguros ENSA, Angobetumes, Luis Shipchandler, Caminho de Ferro de Benguela, Porto do Lobito, Transflamingo, Rosalina Express, Sécil e Sonamet, que apoiam tanto com bens materiais, quanto com valores financeiros. Referiu ser pretensão da instituição realizar o Carnaval 2019 mesmo na cidade Lobito”, no âmbito da municipalização do evento, decidida pelo Governo Provincial de Benguela, em 2014, altura em que a ACL foi formada.

Carnaval para todos

Deu a conhecer que, além dos munícipes, outras forças vivas da sociedade lobitanga manifestam o interesse em participar da festa carnavalesca no município portuário, ao invés de percorrerem 30 quilómetros para chegar à cidade de Benguela, com os habituais constrangimentos em termos de transportes. Contudo, ressaltou que essa vontade popular contrasta com a posição dos responsáveis provinciais da Cultura, que, por sua vez, determinaram que o desfile deste ano deverá ter lugar na cidade de Benguela (sede da província), alegando que os municípios do interior não têm condições de realizar o Carnaval, por si só.

Com efeito, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos propôs os dias 15 a 28 de Fevereiro para realização do carnaval, mas Madaleno Constantino rejeita a ideia e afirma que estas datas estão fora de época e que o evento deve ser realizado, de acordo com o calendário litúrgico. Segundo o responsável, será marcada uma reunião com os representantes da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, para se procurar consenso relativamente a este ponto. Os grupos Madaleno Constantino adiantou que, embora as inscrições ainda não tenham iniciado, a ACL controla já sete grupos adultos, dez infantis, dos 10 aos 15 nos, e seis mirins, dos cinco aos sete anos.

Na classe de adultos, vão desfilar os grupos Unidos do Lobito, Voz do Golfo, Luz e Água, Gridições de realizar o Carnaval, por si só. Com efeito, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos propôs os dias 15 a 28 de Fevereiro para realização do Carnaval, mas Madaleno Constantino rejeita a ideia e afirma que estas datas estão fora de época e que o evento deve ser realizado, de acordo com o calendário litúrgico. Segundo o responsável, será marcada uma reunião com os representantes da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, para se procurar consenso relativamente a este ponto.

Os grupos

Madaleno Constantino adiantou que, embora as inscrições ainda não tenham iniciado, a ACL controla já sete grupos adultos, dez infantis, dos 10 aos 15 nos, e seis mirins, dos cinco aos sete anos. Na classe de adultos, vão desfilar os grupos Unidos do Lobito, Voz do Golfo, Luz e Água, Gri