Bonga galardoado com Prémio da Música em França

Bonga galardoado com Prémio da Música em França

A Embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, enalteceu, esse Sábado, a conquista do Grande Prémio Sacem-Músicas do Mundo, edição de 2023, por parte do músico Barceló de Carvalho “Bonga Kwenda” De acordo com uma nota da Embaixada de Angola em Portugal, a que a ANGOP teve acesso, a outorga, feita pela Sociedade Francesa de Direitos de Autor, na passada Quinta-feira, em França, ilustra o alto patamar de prestígio de Bonga, dentro e fora das fronteiras nacionais, resultado do seu contínuo engajamento na promoção da cultura angolana, através da música.

O prémio SACEM é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que pertence e é gerenciado pelos seus membros, os autores, compositores e editores de música.

Bonga, considerado o embaixador da música angolana, tem mais de 400 composições de sua autoria, 32 álbuns, sete bandas sonoras de filmes e é, também, recordista de vendas.

Em 2014, foi condecorado pela Embaixada de França em Angola, com a insígnia de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, e, em 2018, o Estado angolano condecorou-o com a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1.ª Classe, no âmbito das celebrações do 43º aniversário da independência nacional.

Recebeu inúmeros prémios de popularidade e homenagem.

Os seus temas têm sido interpretados pelos mais diversos artistas, sendo uma referência obrigatória na cultura africana e um cartão-de-visita além-fronteiras