A competição final da 4ª edição do concurso “Soletrar Angola” realiza-se no Sábado (20), às nove horas, no Auditório do Banco Económico, em Luanda, promovido pela organização Saber Sem Limites com o apoio daquela instituição bancária
A actividade que decorrerá até às 12 horas vai reunir alunos de 18 escolas da província de Luanda, que irão desafiar- se, soletrando correctamente e explicar o significado de um número máximo de palavras, em um minuto. Trata-se de alunos das escolas 1001,1006,1039,1123, 1187 e Colégio Gilipa, dos municípios de Cacuaco, Cazenga, Luanda, Viana e dos distritos Ingombotas, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga.
De acordo com a organização da actividade, cada escola apresentou 20 alunos candidatos, com idades compreendidas entre os 8 e 16 anos, perfazendo um total de 360 concorrentes que, no âmbito da competição, foram desafiados a soletrar correctamente o maior número de palavras e os seus significados, em um minuto.
A directora de Responsabilidade Social do Banco Económico, Katyana Mil- Homens, realçou que através desta parceria, a instituição bancária pretende contribuir para o desenvolvimento e melhoria da aprendizagem da língua portuguesa e ajudar a estimular as crianças a desenvolverem as suas capacidades académicas.
“O banco pretende ser um agente de transformação e de criação de valor social nas áreas estratégicas da sociedade angolana, e desenvolve a sua actividade de responsabilidade social através da realização de programas e acções nas áreas da educação, saúde, cultura, desporto e ambiente”, apontou. Durante o concurso serão também realizadas apresentações de teatro, música e proclamações de jogral realizadas pelas escolas. Eliminatórias
O concurso foi realizado em diversas fases, sendo que a primeira eliminatória decorreu em Julho. Seguiu- se uma segunda efectuada entre 29 de Agosto e Setembro, que contou com a participação de 180 alunos. Nos oitavos-definal, prova realizada também em Setembro, na escola 3009, onde participaram 90 concorrentes. A meia-final foi disputada a 13 do corrente, por 40 alunos da Província de Luanda.