“Panorama” de Mónica de Miranda encanta apreciadores de arte na Galeria do Banco Económico em Luanda

“Panorama” de Mónica de Miranda encanta apreciadores de arte na Galeria do Banco Económico em Luanda

Trinta e três retratos, vídeo e instalação, compõem a mais recente criação da artista Mónica de Miranda, apresentada ontem à imprensa, na Galeria do Banco Económico em Luanda. A mostra, organizada pelo Banco Económico em parceria com a This is Nota White Cube (TINAWC), é a primeira individual da artista e já foi exibida muito recentemente em Londres, Reino Unido, e em Luanda, fechando assim o ciclo expositivo deste ano. A colecção ficará patente até 25 de Janeiro de 2019 e é composta por peças inéditas, engloba temáticas relacionadas com geografias afectivas, poéticas, de pertença, com processos de construção da identidade.

Paula Nascimento, a comissária da exposição, destacou Angola como uma das geografias afectivas da artista e “Panorama” marca assim o seu regresso à paisagem urbana de Luanda, cujos resquícios do passado estão materializados no espaço arquitectónico – edifícios abandonados, reaproveitados, engolidos pela natureza ou transformados pelos processos de gentrificação – e que são testemunhos da história recente do país. Salientou que a colecção “Panorama” não é uma obra sobre arqueologia urbana, nem somente uma meditação sobre a presença dos passados coloniais em contextos pós-coloniais, ou sobre a memória individual versus memória colectiva. Justificou que as imagens não são um registo, uma vez que elas existem num espaço fronteiriço e transitório, para permitir uma reflexão mais ampla sobre as estratégias de formação das identidades individuais e colectivas.

Percurso

Nascida no Porto, há 42 anos, Mónica de Miranda é artista visual e investigadora de Pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, onde está a desenvolver um projecto de investigação artística intitulado “pós -arquivo” (2015-2018), no âmbito do grupo de investigação “Dislocating Europe”. O seu percurso académico iniciou-se com uma licenciatura em Artes Plásticas, na Camberwell College of Arts (Londres, 1998). Posteriormente, realizou um Mestrado em Artes e Educação do Instituto de Educação (Londres, 2001) e um doutoramento em artes visuais, na Middlesex University (Londres, 2014) enquanto bolseira da Fundação de Ciência e Tecnologia. A sua obra confronta o pessoal e o autobiográfico à luz da história e das suas geografias emocionais. No seu trabalho, desenvolve narrativos pós-coloniais que investigam a relação do espaço com a memória e identidade, e analisa a relação entre o documental, e o ficcional.