Girabola sai da FAF para os campos em Outubro

Girabola sai da FAF para os campos em Outubro

De acordo com uma fonte da Federação Angolana de Futebol (FAF), a festa do povo, com mais de trinta cacimbos de existência, regressa ao convívio dos adeptos e amantes do desporto-rei assim que o Conselho Jurisdicional decidir os processos sobre o escândalo de corrupção, à luz de um áudio que vazou nas redes sociais, envolvendo o Petro de Luanda, Académica do Lobito e o Kabuscorp do Palanca

O Girabola 2023/2024, Campeonato Nacional de futebol, regressa aos relvados do país justamente na primeira semana do mês de Outubro, segundo uma fonte da federação.

A prova não arrancou na data prevista, no dia 15 de Setembro, por força dos processos disciplinares que pesam sobre o Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca e a Académica do Lobito, clubes envolvidos num escândalo de corrupção, à luz de um áudio que vazou nas redes sociais, em Junho passado.

Por esta razão, aguarda-se pela decisão, a favor ou não, do Conselho Jurisdicional da Federação da Angolana de Futebol (FAF), órgão que acusou, há já alguns dias, a recepçãodo recurso com efeito suspensivo dos clubes sancionados pelo Conselho de Disciplina da casa que gere o desporto-rei a partir do Nova Vida, em Luanda.

De acordo com a fonte do jornal O PAIS, em sede dos factos, a “vida” dos três clubes depende do Conselho Jurisdicional e tudo indica que nos próximos dias conhecerão a “sentença”.

Aliás, o Conselho de Disciplina da FAF, na sua primeira medida, suspendeu o clube tricolor por dois anos de toda a actividade futebolística, ao passo que o Kabuscorp do Palanca e a Académica do Lobito foram despromovidos.

Nos corredores do órgão que rege a modalidade no país fala-se à boca pequena da existência de muitas movimentações, na medida em que o assunto corre, porque está a ser tratado a sete chaves.

A fonte do jornal O PAÍS alega que os processos são complexos, mas o Conselho Jurisdicional está a agir com conta e medida, visto que deve imperar a lisura, transparência e justiça.

“Os membros do Conselho Jurisdicional estão a fazer tudo com muitas cautelas, por isso é preferível aguardar pela decisão que está por sair nos próximos dias”, adianta a fonte deste jornal.

Nas hostes dos três clubes, a expectativa é grande, uma vez que as reuniões de direcção não param desde o início da semana, porque a participação na prova depende de horas.

Dezasseis clubes batem-se pelo título

O Girabola é disputado por dezasseis clubes, a duas voltas, sendo que vence o clube que tiver o maior número de pontos e outros critérios de desempate impostos pelos regulamentos da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Por isso, para a presente temporada o Petro de Luanda, 1º de Agosto, Sagrada Esperança, Wiliete de Benguela, Interclube, Bravos do Maquis, Santa Rita do Uíge, Desportivo da Huíla Recreativo do Libolo, Desportivo da Lunda-Sul, Académica do Lobito, Grupo Desportivo Isaac de Benguela, Kabuscorp do Palanca, São Salvador do Kongo e União Recreativo de Malanje são os clubes que vão lutar pelo título na presente temporada.

O Petro de Luanda, clube envolvido no escândalo de corrupção, é o campeão nacional da temporada 2022/2023, sob batuta do técnico de nacionalidade portuguesa Alexandre Santos.

O 1º de Agosto, rival de longa data do campeão em título, foi o segundo classificado, após uma recuperação inesperada e feita pelo técnico Filipe Nzanza, antiga estrela do clube militar.

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte foi o quarto classificado da época passada, ao passo que o Wiliete de Benguela ocupou a quarta posição, tendo sido a equipa revelação da maior festa do desporto-rei em Angola.