Stane ste aumento da dotação orçamental, segundo declarações do governador do Bié, Pereira Alfredo, na primeira reunião ordinária do Conselho de Concertação Social, é positivo, pois vai contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.
Pereira Alfredo reiterou a necessidade de responsabilidade dos gestores públicos administrarem com transparência e lisura o erário e encorajou as populações dos municípios de Camacupa, Nhârea, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar, Cuemba, Andulo e Cuito a fiscalizá-los.
O governador pediu aos membros da sociedade civil para ajudar o Governo a encontrar soluções em 2019, sobretudo, para os problemas relacionados com a educação, saúde, infraestruturas, agricultura, transportes, cultura, estradas, visando satisfazer as necessidades das comunidades.
Os membros do Conselho de Concertação Social debatem, entre outros, assuntos como apreciação do OGE 2019, do concurso público da saúde e educação, situação sanitária da província e iluminação pública à cidade do Cuito, sede capital do Bié.
Comparativamente ao ano 2016 houve um decréscimo de 1 bilião e 821 milhões, 474 mil e 74 kwanzas. A quota que a província beneficia do OGE destina-se a encargos com despesas públicas, distribuídas às unidades orçamentadas, entre as quais direcções provínciais, repartições e administrações municipais, unidades sanitárias e estabelecimentos escolares.