FGC disponibiliza serviços financeiros para Benguela, Huambo e Bié

FGC disponibiliza serviços financeiros para Benguela, Huambo e Bié

A instituição está a levar a cabo um programa de expansão dos seus serviços, com a abertura de agências regionais em cinco províncias do país, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda e Lunda-Sul

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai disponibilizar serviços financeiros em Benguela, tornando-se na primeira agência da referida instituição fora de Luanda, segundo informou o seu presidente do conselho de administração (PCA), Luzayadio Simba.

Segundo o responsável, a agência regional, inaugurada ontem, na cidade do Lobito, aproxima a instituição aos investidores do Huambo e Bié, promovendo soluções para apoio à agricultura, pecuária, pesca e indústria transformadora.

A Agência Regional do Lobito, segundo Luzayadio Simba, visa facilitar os promotores destas três províncias a acederem aos serviços do Fundo e assegurar uma maior divulgação das linhas de garantias de crédito disponibilizadas pela instituição pública financeira não bancária.

A nova agência irá promover os mecanismos de acesso ao financiamento, no âmbito dos programas de fomento à economia disponibilizados pelo Executivo. Luzayadio Simba sublinhou que os investidores do Huambo e Bié beneficiarão das linhas de garantias em vigor, nomeadamente a Garantia de Apoio à Produção (GAP), Projecto de Desenvolvimento de Agricultura Comercial (PDAC), e a mais recente Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis (LAPS).

“Dentro das nossas actuais três linhas de garantias, o FCC prevê disponibilizar soluções financeiras para apoio à agricultura, indústria transformadora, pecuária e pesca”, aclarou.