Preço do barril de petróleo pode ser redefinido em baixa no OGE 2019

A volatilidade do preço do barril de petróleo no mercado nacional pode atrapalhar o plano da Equipa Económica do Executivo. É que a matéria-prima que suporta o orçamento de Angola está em queda no mercado internacional.

Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019 “enfrenta” a primeira contrariedade, com a redução do preço do barril de petróleo no mercado internacional. Ao contrário do Orçamento de 2018 (em execução), cujo preço do barril de petróleo é de USD 50, para o próximo ano está estimando em USD 68. No entanto, o produto está a ser comercializado, nos últimos dias, abaixo dos USD 68, com tendência de queda. O barril chegou a ser comercializado, ontem, 16, por USD 66,62 Para Fernando Pacheco, membro do Observatório Político e Social de Angola, é preferível que os deputados à Assembleia Nacional não aprovem a proposta apresentada pelo Executivo, através do Ministério das Finanças.

“É pena que este mal surge numa altura que ainda temos de corrigir algumas coisas. Todavia, a proposta deve ser refeita, para depois não termos problemas durante a sua execução. Os técnicos do Ministério das Finanças vão ter mais trabalho, pois precisamos encontrar outro preço de referência”, defendeu. Importa lembrar que, quando a equipa Económica do Executivo elaborou a proposta de OGE o barril de Brent estava a ser comercializado por mais de USD 80. A OPEP fala na necessidade de redução da produção, para que haja equilíbrio na procura e oferta, mas as potencias, como é o caso dos Estados Unidos da América, não concordam.

Enquanto não acontece a reunião da OPEP, marcada para Dezembro próximo e que pode decidir pela redução da produção mundial de petróleo, o ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, admite apresentar, nas próximas discussões com os deputados, novos cenários. Para já, a revisão do preço do barril de petróleo em relação ao estimado no OGE 2019 (USD 68) é o mais provável. Com o preço do barril de petróleo projectado no valor de USD 68, o Orçamento Geral do Estado para 2019 Orçamento Geral do Estado elaborado pela equipa económica do Executivo está fixado em 11.206.443.370.349,00 (onze mil milhões, duzentos e seis mil, quatrocentos e quarenta e três milhões, trezentos e setenta mil e trezentos e quarenta e nove Kwanzas). A redução “apanhou” a todos “desprevenidos”, uma vez que o FMI, a Agencia Internacional de Energia e outras instituições financeiras mundiais tinham uma perspectiva mais ambiciosa em relação ao preço do petróleo até 2019, vaticinando mesmo um cenário em que à matéria-prima ultrapassasse a casa dos USD 90. De acordo com o planificado, o OGE deve ser aprovado até ao dia 15 de Dezembro de cada ano, e começa a ser executado em Janeiro.

Produção diária de Angola

A redução do preço do barril de petróleo no mercado mundial acontece numa fase em que Angola tem uma produção estimada em1,533 milhões de bpd, segundo fontes secundárias, informou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), fruto do crescimento verificado em Outubro.