Trocas comerciais entre Angola e Indonésia avaliadas em 1,2 mil milhões USD

Trocas comerciais entre Angola e Indonésia avaliadas em 1,2 mil milhões USD

As trocas comerciais entre Angola e Indonésia registaram um aumento significativo de 634 milhões de dólares norte-americanos, em 2021, para 1,2 mil milhões USD, em 2022, fruto do reforço da cooperação bilateral registado nos últimos tempos

O facto foi revelado, recentemente, em Windhoek, pelo embaixador da Indonésia na Namíbia acreditado também em Angola, Wisnu Pratignyo, durante a cerimónia de tomada de posse do primeiro cônsul honorário daquele país asiático em Angola, Vicente Inácio. Segundo a ANGOP, o diplomata Wisnu Pratignyo reconheceu existirem relações amigáveis e produtivas entre os dois países, uma cooperação que tem sido reforçada por uma série de visitas de alto nível realizadas nos últimos anos, com destaque para a visita do corpo diplomático angolano à Indonésia em 2016.

Quanto à tomada de posse do primeiro cônsul honorário da Indonésia em Angola, o embaixador disse esperar que Vicente Inácio apoie a Embaixada na promoção das relações bilaterais. Clarificou que a nomeação do cônsul honorário resulta da implementação tangível da primeira consulta política entre Indonésia e Angola, realizada virtualmente no dia 7 de Outubro de 2021. Por seu turno, o primeiro cônsul honorário da Indonésia em Angola, Vicente Inácio, disse que a Indonésia e Angola partilham interesses no domínio da economia, agricultura, petróleo e gás.

Segundo Vicente Inácio, o trabalho com a Embaixada da Indonésia poderá contribuir para o reforço e ampliação das relações bilaterais, incluindo a sensibilização do povo dos dois países. Ainda a propósito desse acto, o conselheiro especial do ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Acep Somantri, afirmou que o cônsul honorário representa a extensão da embaixada do seu país em Windhoek, com vista a apoiar a missão diplomática em Angola.

“A nomeação de cônsules honorários em África reflecte o compromisso incansável do Governo da Indonésia em fortalecer as relações com os países africanos, apoiando a diplomacia económica e a protecção dos cidadãos indonésios”, reforçou. Por isso, Acep Somantri reiterou o compromisso do Governo e da missão diplomática da Indonésia de apoiar e trabalhar em conjunto com o cônsul honorário.