Análise Diária: A produção petrolífera situou-se em 1,711 milhões barris/dia em Outubro

Angola ultrapassou o limite de produção estabelecido pela OPEP

ESPAÇO ANGOLA

• A produção petrolífera referente ao mês de Outubro registou o aumento de 69,8 mil barris/dia, situando- se em 1,711 milhões barris/ dia, ultrapassando o limite de 1,64 milhões barris/dia estabelecido pelo cartel.

• As reservas livres que os bancos comerciais mantêm no Banco Nacional de Angola reduziram 13% em Setembro, face ao mês anterior, tendo atingido 218,240 mil milhões AOA.

ESPAÇO INTERNACIONAL

Reino Unido: A produção industrial homóloga referente ao mês de Setembro registou variação de 2,5% em comparação ao mês de Agosto.

• China: A oferta de moeda representada pelo agregado monetário M2 aumentou 8,8% ao longo do mês de Outubro face ao período homólogo, uma redução de 0,4 p.p. em relação ao mês anterior.

• O recente relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) demonstra que a produção petrolífera de Petrolífero Angola, segundo as fontes secundárias, registou aumento de 69,8 mil barris/dia, tendo-se fixado em 1,711 milhões barris/dia, ultrapassando o limite estabelecido pelo cartel, de 1,64 milhões barris/dia. Durante o período em análise, Angola registou o maior incremento a nível do cartel, mas a sua produção situou-se abaixo da produção da Nigéria. Relativamente à oferta global da OPEP, a mesma apresentou redução de 151 mil barris/dia fixando-se em 32,589 milhões barris/dia.

• A produção industrial britânica referente ao mês de Setembro registou aumento de 2,5% face ao período homólogo, o que corresponde ao nível mais elevado dos últimos sete meses, tal como o quinto mês consecutivo de expansão, após contracção de 0,5% apurada no mês de Abril. Em termos mensais, a variação verificada entre Agosto e Setembro fixou-se em 0,7%.

Destaque-se que a produção do sector manufactureiro fixou-se acima das estimativas iniciais de 0,4% de crescimento, tendo aumentado 0,7%.