Primeira visita a M’Banza-Kongo dos alunos do Liceu Francês

Primeira visita a M’Banza-Kongo dos alunos do Liceu Francês

A cidade de M’Banza Kongo obteve o reconhecimento internacional quando foi declarada no passado mês de Julho Património Mundial da Humanidade. Para ajudar a descobrir este lugar ímpar na África Austral, de 21 a 24 deste mês os alunos do curso Pré-Universitário do Liceu Francês Alioune Blondin Beye (Escola Francesa de Luanda) visitam a antiga capital do Reino do Kongo.

Por: André Mussamo

O objectivo didáctico da iniciativa é o aprofundamento dos conhecimentos sobre o património histórico e cultural da cidade de M’Banza Kongo em cumprimento do programa de ensino no Liceu nas disciplinas de História, Geografia, Português, Biologia e História da Arte.

Durante a sua estadia em M’Banza Kongo, os alunos do Liceu Francês de Luanda vão participar nas conferências sobre a história do antigo Reino do Kongo e no encontro sincrético entre as civilizações Kongo e católica, bem como na expansão das plantas de cultivo.

A França apoiou na UNESCO a candidatura desta cidade histórica e promete continuar a sua cruzada de apoio. É nesta senda que no mês passado o embaixador de França, Sylvain Itté, visitou os vestígios e o museu. Naquela ocasião o diplomata exprimiu a vontade da França de colaborar para desenvolver o turismo na região, tendo como principal destaque a museologia, arqueologia e a formação profissional no sector turístico.