Zimbabwe concede imunidade a Mugabe como parte do acordo de renúncia

Zimbabwe concede imunidade a Mugabe como parte do acordo de renúncia

O ex-Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, recebeu imunidade de processos e a garantia de que a sua segurança será preservada na sua residência no interior do país, como parte de um acordo que levou à sua renúncia após quase quatro décadas no poder, revelaram esta Quinta-feira fontes junto às negociações.

Mugabe dirigia o Zimbabwe desde a sua Independência, em 1980, mas Terça- feira, renunciou depois do Exército tomar o poder e o partido governista voltar-se contra ele.

Sexta-feira, o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa deve tomar posse como novo Presidente do Zimbabwe. Uma fonte do Governo afirmou que Mugabe, de 93 anos, disse aos negociadores que deseja morrer no Zimbabwe e não planeia viver no exílio.

“Foi muito comovente para ele, e ele foi enérgico a esse respeito”, disse a fonte, que não está autorizada a revelar detalhes do acordo negociado. “Para ele era muito importante que lhe garantissem segurança para ficar no país… embora isso não vá impedi-lo de viajar ao exterior quando quiser ou precisar”, revelou a fonte.