Análise Diária:Sector agrícola poderá registar um crescimento médio de 7% nos próximos dois anos

Análise Diária:Sector agrícola poderá registar um crescimento médio de 7% nos próximos dois anos

O sector agrícola representa actualmente 12% do PIB.

Espaço Angola

O Banco Central realizou Operações de Mercado Aberto no montante de 2.400 milhões AOA na semana de 20 a 24 de Novembro, após 4 semanas consecutivas sem operações. O sector agrícola representa 12% do Produto Interno Bruto actualmente, destacando-se a expectativa de crescimento do sector de 7,3% no ano corrente e 5,9% em 2018.

Espaço Internacional

França: A confiança do consumidor referente ao mês de Novembro superou as estimativas dos analistas situando-se em 102 pontos, enquanto as previsões apontavam para 101 pontos. Japão: O comércio retalhista homólogo registou redução de 0,2% em Outubro, o que representa a primeira contracção desde o mesmo período de 2016.

Visão Atlantico

O sector agrícola representa actualmente cerca de 12% do Produto Interno Bruto segundo declarações do secretário de Estado para Agricultura e Pecuária. Estima se que a contribuição deste sector siga uma tendência crescente ao longo dos próximos anos, sendo que o Orçamento Geral do Estado para 2017 estima um crescimento de 7,3%, enquanto o Plano Intercalar do Governo aponta para uma expansão de 5,9% em 2018, o que corresponde a um crescimento médio de 7%.

O comércio retalhista no Japão registou redução de 0,2% em Outubro, o que corresponde à primeira contracção desde Outubro de 2016, influenciada por vendas moderadas de alimentos e bebidas. Destaca-se que o resultado alinha com as previsões apontadas pelos analistas e poderá ser temporário devido a factores pontuais, como as chuvas intensas que assolaram o país em Outubro, e não deverá influenciar o consumo privado.