Artistas desejam mais festivais de artes na Lunda-Sul

Artistas desejam mais festivais de artes na Lunda-Sul

Os fazedores de artes na província da Lunda- Sul, defenderam a realização de festivais de artes através dos quais se promova, divulgue e valorize a cultura Lunda Tchokwe, com particular incidência para o género musical e a dança Txianda.

Junto ao governador da província, Ernesto Kiteculo, os artistas defenderam igualmente a institucionalização do Prémio Provincial de Cultura e Artes, para incentivar o desenvolvimento do trabalho realizado no sector. Sugeriram também a construção de uma Casa da Cultura local, espaços para a produção e venda de obras de arte, um museu e a conclusão da biblioteca provincial, garantindo espaços apropriados para os artistas actuarem e exporem as suas criações.

No que se refere às dificuldades vividas pelos artistas, apontaram, designadamente, a falta de um estúdio para gravação de obras discográficas locais, para a formação profissional, além do escasso apoio dos empresários. Em resposta, Ernesto Kiteculo referiu que o Governo vai envidar esforços para resolver, com os meios de que dispõe, alguns problemas apresentados, apelando aos artistas a organizem-se em associações, serem mais criativos, persistentes e evitarem o imediatismo.

No encontro participaram grupos teatrais, músicos, poetas, escritores, bandas musicais, encenadores, demais criadores e agentes culturais.