Compreender o Yin-Yang

Compreender o Yin-Yang

A determinação da relação Yin/Yang no doente é muito importante. Se em nosso diagnóstico não tivermos a capacidade de determinar a condição e a constituição físicas, bem como o carácter do doente, tão pouco teremos condições de avaliar o tipo e a forma de tratamento adequado.

Por: Luís Filipe

Angola é um país imenso. É necessário observar, comparativamente, as enormes diferenças existentes entre a zona tropical e a zona sub – tropical. Sem o conhecimento desses extremos não se pode fazer um diagnóstico completo de um doente. É importante conhecer o ambiente do período de gestação e o ambiente pós – natal de um ser humano. É na gestação que se forma a base do indivíduo; é quando se determina o destino, a capacidade, o equacionamento fundamental de cada personalidade.

O lugar de nascimento é a trave mestra do diagnóstico de cada ser pois é baseado nesse dado que o mestre de Medicina Tradicional Chinesa, vai alicerçar o seu tratamento e a sua dieta.

A diferença da constituição geral das pessoas do norte e sul de Angola é comparativamente, muito grande, pois o povo do Norte de Angola é consumidor de frutas, doces. Mesmo o arroz que se come no norte é diferente. Já os povos do sul, ao contrário, consomem muita carne, leite, queijos ovos etç.

Em excesso; estes têm uma constituição diferente, consequentemente estão a doenças igualmente diferentes, em comparação com o povo do norte do país.

No tocante aos problemas cardíacos, por exemplo, a tendência geral, é a de um nortista ter um coração dilatado, enquanto um habitante do sul tem um coração mais contraído. Antes de se indicar um tratamento qualquer, é necessário ter-se em conta vários factores.

Dentre os quais, o local e a época de nascimento do paciente são de importância fundamental. Somos fruto do ambiente em que somos gerados e vivemos. Não existe cura mais radical na Medicina Tradicional Chinesa, do que o reequilíbrio da dieta diária, encontrando a ordem natural e original do organismo humano.

A vida humana pode ser vista como um fluxo contínuo da corrente de elementos nutritivos que chega a cada célula do nosso corpo. Milhares de substâncias, que vão constituir as estruturas das células, são transportadas para e através dos tecidos 24h por dia, sem cessar.

Por isso, tenho insistido sempre em minhas palestras que, todas as terapias da Medicina Tradicional Chinesa são efi cazes, nunca esquecendo na importância fundamental do equilíbrio Yin – Yang na dieta. Só assim se conseguirá uma cura radical de qualquer doença!

www.drluisfi lipeclinics.com.