Angola acolhe 43ª edição do Fórum da SASDC

Angola acolhe 43ª edição do Fórum da SASDC

Angola acolhe, em Junho de 2018, a 43ª sessão da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), noticiou a Angop.

A reunião de Windhoek, que decorreu de 25 de Novembro a 02 de Dezembro, aprovou, entre outros pontos, a realização da 43ª Assembleia do FPSADC. Os parlamentares da região, reunidos na 42ª sessão plenária deste órgão, lançaram ainda um repto visando a transformação, até 2018, do presente fórum num Parlamento Regional.

O encontro analisou também a necessidade do envio de missões de observação em eleições na região, além de se ter debatido a necessidade da integração da juventude nos programas de governação da SADC. Durante a 42ª sessão, Angola fez uma apresentação sobre as Eleições de 23 de Agosto que culminaram com a vitória do MPLA e do seu cabeça de lista, João Lourenço.

Angola participou no Fórum Parlamentar da SADC com uma delegação chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que é igualmente presidente do órgão, e que integrou os deputados Luísa Damião e Lukamba Gato.

Temas como saúde reprodutiva e sexual, empoderamento da mulher e tráfico de seres humanos, foram debatidos ao longo das sessões do fórum. O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC, composto por 14 parlamentos da região.