Adriano Mendes de Carvalho nomeado primeiro-secretário provincial do MPLA em Luanda

Adriano Mendes de Carvalho nomeado primeiro-secretário provincial do MPLA em Luanda

Sob a direcção de José Eduardo dos Santos, presidente do MPLA, teve lugar, ontem, dia 06 de Dezembro, em Luanda, a 7ª Reunião Ordinária do Bureau Político, que analisou assuntos relativos à vida interna do partido e do país.

A sétima Reunião Ordinária do Bureau Político (BP) do MPLA, orientada por José Eduardo dos Santos, presidente do partido, realizada ontem, em Luanda, indicou Adriano Mendes de Carvalho para o cargo de primeiro-secretário do Comité Provincial de Luanda. O Bureau Político do MPLA aprovou a cessação do mandato de Francisco Higino Lopes Carneiro no cargo de primeiro-secretário do Comité Provincial de Luanda do partido.

O actual governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, foi indicado para candidato a exercer a função, facto que será confirmado na segunda sessão Extraordinária do Comité Central, a 11 de Dezembro. O Bureau Político apreciou e aprovou ainda, a seu nível, a reestruturação orgânica do Secretariado do BP e, como consequência, os projectos de Regulamentos dos Departamentos e Gabinetes do Comité Central, tendo em conta a nova composição dos organismos executivos de direcção do MPLA.

Foi, também, objecto de apreciação o Memorando sobre o Plano Estratégico de Desconcentração e Descentralização Administrativas e o Roteiro para uma Reforma do Estado em Angola. No quadro das suas atribuições, o Bureau Político apreciou, igualmente, os documentos a serem submetidos à próxima Sessão Extraordinária do Comité Central do Partido.

O Bureau Político exortou os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a participarem, com júbilo, nas actividades comemorativas do 61.º aniversário da fundação do MPLA, a assinalar-se a 10 de Dezembro, lutando, sem reservas, para uma maior coesão e disciplina dos membros e as suas estruturas e elevando os níveis de vigilância.

O órgão recomendou que se faça das comemorações de mais um aniversário da existência do MPLA, um momento de festa e de meditação sobre a contribuição que cada militante, simpatizante e amigo deve prestar, para o cumprimento das promessas eleitorais, apoiando o Presidente da República, João Lourenço e o Executivo angolano, na ingente tarefa de melhorar o que está bem e corrigir o que está mal. Depois de o seu pai, Agostinho Mendes de Carvalho, ter sido comissário pro inicial e primeiro secretário do MPLA em Luanda, Adriano é o segundo membro da família a exercer as duas funções na capital do país.