Iraque anuncia vitória completa sobre o Daesh

Iraque anuncia vitória completa sobre o Daesh

No Sábado (9), o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou a vitória completa sobre o grupo terrorista Daesh no território do seu país. Iraque anuncia vitória completa sobre o Daesh

‘As nossas Forças Armadas restabeleceram o controlo total sobre a fronteira sírioiraquiana e, por isso, anunciamos o fim da guerra contra o Daesh”, declarou al-Abadi numa conferência de imprensa.

Ao mesmo tempo, o político iraquiano destacou que as forças governamentais do país também conseguiram retomar o controlo da fronteira com a Síria.

Além disso, o alto responsável político iraquiano sublinhou que o inimigo (Daesh) tinha surgido com o objectivo de destruir a civilização.

Mesmo assim, o Iraque “venceu graças à sua unidade e determinação”, derrotando os  terroristas “num prazo curto”. O grupo terrorista Daesh ocupou uma grande parte do Iraque em 2014, inclusive a segunda maior cidade do país – Mossul.

Em 2017, depois de uma ofensiva militar em grande escala, Mossul foi libertada, logo depois foram concluídas as operações militares noutros bastiões dos terroristas no país. Na Quinta-feira (7), o EstadoMaior das Forças Armadas da Rússia tinha anunciado a derrota completa dos terroristas do Daesh em território sírio. Após a derrota do Daesh, os militares russos concentrarse-ão a observar o cumprimento do cessar-fogo.