Submarino argentino: empresas alemãs sob suspeita

Submarino argentino: empresas alemãs sob suspeita

Submarino argentino: empresas alemãs sob suspeita.

A Argentina suspeita que a Ferrostaal e a EnerSys-Hawker forneceram material de qualidade duvidosa que foi instalado no submarino Ara San Juan desaparecido desde 15 de Novembro Há duas empresas alemãs sob suspeita no caso do submarino argentino Ara San Juan desaparecido desde meados de Novembro.

A presidente da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento argentino confirmou que as empresas – Ferrostaal e EnerSys-Hawker – são suspeitas de terem pago subornos para conseguir o contrato para fornecimento de baterias e de terem oferecido peças de qualidade duvidosa. O Ministério do Interior alemão já foi contactado para prestar informações sobre o caso.

A Ferrostaal já negou qualquer responsabilidade, alegando que se limitou a mediar o contrato. Já a EnerSys-Hawker ainda não reagiu. O submarino de fabrico alemão desapareceu a 15 de Novembro, no Atlântico Sul, com 44 tripulantes a bordo.

A embarcação incorporada na Armada argentina em 1985 foi submetida a um processo de reparação durante o qual foram substituídas várias peças e as baterias. As empresas sob suspeita tinham assinado um contrato de cerca de 5 milhões de euros para a substituição de 964 baterias.