Mais de metade dos americanos vê mais corrupção com Trump

Mais de metade dos americanos vê mais corrupção com Trump

Os americanos acreditam que haja mais corrupção no país desde que Donald Trump chegou à presidência, em Janeiro – revela uma pesquisa divulgada nesta Terça-feira (12).

Quase seis em cada dez entrevistados consideram que a corrupção aumentou nos últimos 12 meses, segundo a ONG Transparência Internacional. Em Janeiro de 2016, início do último ano do Governo de Barack Obama, eram três em cada dez. Quase metade (44%) vê a corrupção como um problema endêmico na Casa Branca, oito pontos a mais do que no ano passado.

O número de americanos que afirmam que o Governo falha na sua luta contra a corrupção também segue em alta: são 70%, contra metade desse porcentual registada em 2016. “Os nossos políticos eleitos estão a fracassar na sua tentativa de recuperar a confiança de que Washington tem a capacidade de servir à população. São percebidos como representantes dos interesses da elite corporativa”, afirmou numa nota a porta-voz da Transparência Internacional, Zoe Reiter.

Neste inquérito, feito por telefone, foram entrevistadas 1.005 pessoas entre Outubro e Novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%. Ao tomar posse, Trump delegou aos filhos o controlo dos negócios. Foi muito criticado, porém, por não se desvincular da Trump Organization, uma atitude que pode configurar uma situação de conflito de interesses.