OTTONIELA BEZERRA apresenta o livro “Luara – A Princesa de Luanda”

OTTONIELA BEZERRA apresenta o livro “Luara – A Princesa de Luanda”

A obra literária é de carácter infantil e intitula-se “Luara – A Princesa de Luanda”, da jovem escritora Ottoniela Bezerra, a ser apresentada Sábado, às 10 horas, no Largo da Liga Africana, Bairro Miramar, em Luanda.

POR: Jorge Fernandes

Trata-se de uma obra que transmite, por um lado, às crianças e aos pais, verdadeiras lições de solidariedade, partilha e amor ao próximo, respeito pelos mais adultos, a obediência e demais valores morais. Por outro lado, retrata as belezas naturais da província de Luanda, com as respectivas localizações. Na sua parte final, o livro oferece um espaço para actividades em que as crianças poderão, sobretudo as que ainda não sabem ler, colorir e fazer exercícios de cultura geral com a ajuda dos pais, irmãos, amigos, entre outros, como meio para motivar os mais pequenos a discernir as cores, com a ajuda dos adultos que acompanham o seu processo de crescimento.

Otonniela Bezerra revelou, em comunicado, que a publicação do livro insere-se no projecto “Oficina Literária”, cujo objectivo central é incentivar a leitura, tornando esse hábito e vontade muito mais aprazíveis, facilitando a interacção entre pais e filhos, bem como familiarizar-se com o livro desde tenra idade. Este mesmo projecto prevê, no próximo ano, a publicação de mais quatro contos infantis, que se vai extender a um período de três anos.

O mesmo é de cariz filantrópico e pretende canalizar 10 por cento das receitas arrecadadas em decorrência das vendas para uma causa social directamente ligada às crianças. Deste modo, de acordo com a mentora do projecto, os meninos que se encontram internados na sala da Pediatria do Hospital Neves Bendinha, vulgo, Hospital dos Queimados, serão os primeiros beneficiários desta acção solidária, que se vai estender a outros lares e instituições de crianças necessitadas.

A autora

Ottoniela Ângela da Conceição Bezerra nasceu a 24 de Dezembro de 1990, em Luanda. É licenciada em Direito e já tem publicados dois romances “Retratos de uma mulher (in) comum” e “O amor conquista tudo”, lançados em 2013 e 2015 respectivamente. Desde cedo manifestou paixão pela escrita, e, animada por este espírito, em 2006 deu início ao seu primeiro livro e outros textos. Mais tarde, já na universidade, para divulgar a sua arte, criou um blog intitulado “O Espelho da minha alma”, onde periodicamente publicava crónicas de sua autoria sobre temáticas diversas. Na mesma altura, pelo site ebookangola.

pt, publicou um ebook em que divulgou crónicas de fácil leitura, agradável e relaxante. Foi membro do Movimento Literário Lev´arte, tendo em 2013 fundado com uma amiga a Associação Passos de Mulher, que entre outras acções dedica-se à montagem de bibliotecas em lares e orfanatos apetrechados com livros provenientes de doações. Em 2015 foi distinguida com o prémio Jovem de Mérito pelo programa Jovial Cidade da Rádio Luanda.