Premiados estilistas e modelos que mais se evidenciaram no Modangola

Premiados estilistas e modelos que mais se evidenciaram no Modangola

A organização do Modangola galardoou ontem, Segunda-feira, 12, os estilistas e modelos que mais se destacaram na 5ª edição, realizada na passada Sexta-feira, em Luanda.

POR: Antónia Gonçalo

Trata-se de Afonso Cabral, Tamer Machay, distinguidos como Estilista Revelação e melhor Estilista, enquanto Rui Lopes recebeu um certificado de mérito. Os modelos Luís Gonçalves e Stélvia Firmino foram classificados como melhores manequins. Por sua vez, Adilson Bongue e Natália António foram distinguidos como manequins revelação.

O estilista Rui Lopes realçou que o prémio significa o reconhecimento do seu trabalho ao longo dos anos. “É uma sensação de alegria, muito trabalho e dever cumprido. Fiz a abertura do evento e penso que atingi os meus objectivos”, considerou. Tamer Machay, que apresentou uma colecção denominada “Negro preto”, mostrou-se satisfeita pelo reconhecimento.

A estilista, que trabalha na área há três anos, demonstrou-se interessada em continuar a investir na sua profissão, contribuindo assim para o engrandecimento da indústria da moda em Angola. A modelo Natália António, no mundo da moda há um ano, prometeu também continuar a trabalhar para conquistar mais prémios. “É a primeira vez que participo num evento de moda, e a premiação poderá ajudar na minha afirmação nesta carreira que pretendo levar muito longe”.

Balanço

O coordenador evento, Daniel Pires, à moda de balanço, referiu que as colecções apresentadas foram de encontro ao tema “Raiz nossa identidade”. “Dentro deste tema, pedimos aos criadores para criarem peças típicas que retratassem a nossa identidade, e contribuir para a educação no âmbito do bem-vestir. Muitas peças estavam estampadas com rostos de algumas figuras emblemáticas angolanas”, enalteceu.

Perspectiva

Daniel Pires revelou que no próximo ano a sua instituição implementará um prémio designado “Troféu Modangola” e o “Expo Modangola”, no âmbito do Modangola. E detalhou que o “Troféu Modangola” servirá para reconhecer o trabalho dos modelos, enquanto a “Expo Modangola” cinge-se a catalogar e instruir os novos criadores de moda. Ressaltou que o acto de entrega simbólica de certificados constitui o processo inicial para a apresentação dos referidos projectos. No evento, acima de dez estilistas e 50 modelos representaram as províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cuanza-Sul, Lunda-Sul, Uíge e Huíla.

O Modangola

O Modangola é iniciativa da Tussole Lda – agência de media e de investimento, promoção e exportação da indústria têxtil de Angola, que se pretende estabelecer como um espaço privilegiado para a promoção da indústria têxtil e da moda.