Brent abre em alta em Londres

Brent abre em alta em Londres

O barril de petróleo Brent para entrega em Fevereiro abriu ontem, Quarta-feira em alta no International Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a USD 63,87, uma variação de 0,83% em relação ao fecho de Terça-feira.

Na Terça-feira, o petróleo referência para Angola fechou a sessão a USD 63,34. Entretanto, esta semana o Banco Mundial anunciou, na Cúpula do Clima, em Paris, que deixará de financiar a exploração e a extração de petróleo e gás após 2019.

Com esta iniciativa, a instituição multilateral busca adoptar os objetivos do Acordo de Paris, de 2015, explicou num comunicado. Enquanto cada vez mais os actores financeiros mostram a sua vontade de se desvincular do carvão — a energia mais poluente — o Banco Mundial é o primeiro banco multilateral a assumir tal compromisso para a exploração e produção de petróleo e gás.

O banco, no entanto, indicou que poderá contemplar ressalvas para os países com “circunstâncias excepcionais” — em vias de desenvolvimento ou com necessidades específicas em termos de energia. Em 2016, o financiamento do banco às indústrias de petróleo e gás representou USD 1,6 bilião, menos de 5% dos financiamentos totais no ano.