Análise Diária: Taxa de inflação homóloga atingiu 27,56% em Novembro

Análise Diária: Taxa de inflação homóloga atingiu 27,56% em Novembro

A variação mensal do índice de ao consumidor atingiu o mínimo desde Maio de 2017.

POR: Atlantico

Espaço Angola

A taxa de inflação apurada no mês de Novembro, tendo como referência Luanda, atingiu 27,56%, que representa uma redução de 13,59 p.p. face ao período homólogo e de 1,4 p.p. face ao mês anterior.  A produção petrolífera do país atingiu 1,581 milhões barris/dia durante o mês de Novembro, que corresponde a redução de 108,7 mil barris/dia em relação ao mês anterior.

Espaço Internacional

EUA: A Reserva Federal decidiu aumentar a taxa de juro de referência em 25 b.p., situando-se em 1,5%, que corresponde ao terceiro incremento em 2017.  África do Sul: O índice de preços ao consumidor referente ao mês de Novembro, apresentou variação de 4,6% face ao período homólogo, menos 0,2 p.p. em relação ao registo apurado no mês de Outubro.

Visão Atlantico

A taxa de inflação referente ao mês de Novembro atingiu 27,56% que corresponde a uma redução de 13,59 p.p. face ao período homólogo de 2016 e de 1,4 p.p. em relação ao mês anterior, invertendo a tendência ascendente verificada ao longo dos dois meses anteriores. Importa ressaltar que em termos mensais, o índice de preços ao consumidor apresentou variação de 1,02%, representando uma redução de 1,96 p.p. face ao mês de Outubro, tal como o menor nível desde Maio de 2015.

A classe Vestuário e Calçado, maior aumentou apresentou, enquanto o maior contributo para o valor verificado veio da classe Alimentação e Bebidas não Alcoólicas.  O Comité de Política Monetária da Reserva Federal norte-americana decidiu na última reunião aumentar a taxa de referência em 25 b.p., fixando-se em 1,5%, que corresponde ao terceiro aumento em 2017, conforme o previsto.

A justificar a decisão da Fed esteve o fortalecimento do mercado  laboral com a taxa de desemprego a fixar-se em 4,1% em Novembro. As perspectivas de crecimento económico para o próximo ano continuam optimistas por parte do Comité.