Carta do leitor: Onde estão os autocarros?

Carta do leitor: Onde estão os autocarros?

Caro director, Nestes dias em que o combustível está escasso e nós passamos horas e horas na fila das bombas, que falta nos faz um bom serviço de transportes públicos.

POR: José Moisés

Em vez de passarmos horas nas filas, bem que poderíamos poupar tempo e dinheiro, andando de autocarro e de comboio. Esta seria uma boa oportunidade para o Governo mostrar que afinal existem mesmo autocarros e comboios como nos têm dito há anos.

Já nos disseram até que os autocarros não andam por causa das estradas e por causa dos engarrafamentos. Nos outros países, as pessoas, muitas vezes, deixam os carros em casa e só os usam ao fim-de-semana. Porque durante a semana têm transportes públicos decentes.

Também porque assim poupam combustível. O que é o contrário do nosso país, onde não temos qualquer alternativa. Temos mesmo de andar de carro (para quem tem carro, claro), porque não temos autocarros e também porque os táxis nem sempre chegam. Não é só por mania, é que se a pessoa tem um transporte não vai ficar obrigada a “emagrecer” todos os dias bem apertada nos táxis com o dobro do número de pessoas que deveria transportar. Na Terça-feira fiquei mesmo a pensar nisso.

Havia menos engarrafamento porque os carros estavam nas filas das bombas de combustíveis. Então seria bom se os autocarros saíssem, acho que que com muitos autocarros, sem engarrafamentos, as pessoas poderiam andar neles sem problemas e chegar a horas aos seus destinos. E ainda poderíamos nos habituar e passar a deixar o carro em casa.

Mas não, o nosso país é estranho, ficamos horas numa fila para comprar combustível e depois nos queixamos que está caro. Já nem sei mais como fazer, só queria ter autocarros e bons comboios, com bons horários, para poder andar por Luanda e chegar à horas aos meus compromissos.