Boeing em negociações para comprar a Embraer

Boeing em negociações para comprar a Embraer

Segundo reportou o Wall Street Journal nesta Quinta-feira, há negociações abertas entre empresários dos Estados Unidos e empresa brasileira.

O site do jornal também afirma que as negociações incluem um prémio para a empresa brasileira, caso aceite o negócio. A Boeing pretende com isso ganhar mais espaço no mercado regional. A empresa brasileira é a terceira maior fabricante do sector.

Actualmente, calcula-se que a Embraer tenha valor de aproximadamente USD3,7 biliões. O Wall Street Journal afirma ter conversado com pessoas do sector que aguardam por uma posição do Governo brasileiro, que tem poder de veto sobre a transação. O Governo tem a chamada “golden share” na Embraer, ou seja, uma ação especial que garante privilégios.

Ainda segundo o jornal, a Boeing estaria disposta a atrair o Governo brasileiro com medidas de protecção sobre a empresa em relação aos empregos, administração e a marca Embraer. As empresas já trabalham juntas em alguns projetos. A parceria deve atender interesses da empresa americana em ampliar sua actuação na área dos aviões a jacto pequena dimensão.

As informações do jornal sugerem que o movimento se dá em resposta a medidas semelhantes tomadas por empresas concorrentes como a multinacional europeia Airbus e a canadiana Bombardier. Mal se soube da notícia, as acções da empresa brasileira subam 18,5% na bolsa de valores brasileira, a BM&F Bovespa.