14 mil bombeiros em prontidão no país

14 mil bombeiros em prontidão no país

O porta-voz nacional da Instituição, Faustino Sebastião, garantiu a PAÍS estarem criadas todas as condições para o asseguramento da quadra festiva, tendo destacado que os nadadores-salvadores receberam preparação psicológica para melhor desempenho das suas funções

Por: Afrodite Zumba

Cerca de 14 mil efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) estão em prontidão para o asseguramento da quadra festiva em todo o território nacional, revelou Sexta-feira, em Luanda, o portavoz da instituição, Faustino Sebastião.

Os profissionais, com excepção daqueles que se encontram dispensados por razões de saúde e outras devidamente justificadas, estarão em plantão para intervirem caso se registe alguma ocorrência durante o período de celebração do Natal e do Ano Novo.

Para tal, a referida instituição vai implementar um plano de acção que, segundo Faustino Sebastião, não difere daquele que foi desenhado pelo Ministério do Interior, órgão de Tutela. “Nos dias em que antecedem as celebrações como o de hoje, o nível de prontidão será de 50%, enquanto nos dias 24, 25, 31 e 1 de Dezembro será de 100%”, garantiu.

Além da extinção de incêndios e o socorro às vítimas da sinistralidade rodoviária, será prestada uma especial atenção às zonas balneares, tanto nas praias autorizadas como nas proibidas, visando a redução do risco de afogamentos.

Sobre o assunto, o responsável salientou que os bombeiros que desempenham a função de nadadores-salvadores receberam preparação psicológica destinada a desempenho positivo das suas funções. “Estamos em crer que se a população colaborar com as nossas forças, teremos uma quadra festiva tranquila. Apelamos aos pais que prestem especial atenção às crianças na praia”, aconselhou.

Relativamente aos meios operacionais, Faustino Sebastião assegurou que a instituição dispõe de meios de transporte e instrumentos para atenderem a população, tendo realçado que recentemente “tiveram um reforço”. Os munícipes poderão ligar para o Call Center (central de atendimento) com o terminal telefónico “115”, sendo que estarão ainda disponíveis os números alternativos 222 32 33 33 e 24h/dia.

População instruída sobre prevenção de incêndios No âmbito das campanhas de sensibilização sobre medidas preventivas contra incêndios, o SPCB realizou este Sábado, demonstrações sobre “métodos de prevenção de incêndios”, no mercado do Catinton l, no distrito urbano da Maianga.

No local, os bombeiros simularam vários cenários que referem alguns erros cometidos pelos cidadãos no manuseio de velas, botijas de gás e outros instrumentos e que geralmente provocam incêndios graves.