George Weah é eleito presidente da Libéria

George Weah é eleito presidente da Libéria

O ex-astro do futebol mundial, George Weah, foi eleito nesta Quarta-feira (27), novo presidente da Libéria. O anúncio oficial deveria ser feito ainda ontem.

A contagem dos votos ao nível distrital apontava a vitória do senador da Libéria na disputa pela presidência do país, na segunda volta, contra o actual vice-presidente, Joseph Boakai. A votação aconteceu anteontem, Terça-feira (26), e deu a Weah a vitória em 12 dos 15 distritos do país. Apesar disso, a mídia local apontou que a data após o Natal prejudicou as eleições que, segundo afirmam, teria tido influência na baixa afluência de eleitores.

Acusações de fraude nas eleições foram refutadas pelo presidente eleito, que se manifestou no Twitter, reforçando a sua fé no sistema eleitoral do seu país. “Com os resultados que já saíram, o embaixador George Manneh Weah é o presidente eleito. Na nossa sala de contagem de votos, temos mais de 70%”, disse à Reuters Morluba Morlu, vice-director da campanha de Weah. A Comissão Eleitoral Nacional deveria anunciar os resultados preliminares oficiais ainda ontem (27).

George Weah candidatou-se pela Coalisão por uma Mudança Democrática, e teve 38,4% dos votos ainda na primeira volta. Já Joseph Boakai, candidato pelo Partido da Unidade, tinha conseguido 28,8%. Weah ficou conhecido como estrela do futebol mundial após jogar em equipas como Paris Saint-Germain e AC Milan. Até hoje, foi o único jogador africano a ser eleito melhor jogador do mundo pela FIFA, o que ocorreu em 1995. Em 2015, ele se tornou senador da Libéria, anunciando a campanha à presidência ainda no ano passado.