“Trabalhar para que todos os caminhos venham dar a Angola é o nosso desafio”

“Trabalhar para que todos os caminhos venham dar a Angola é o nosso desafio”

Na sua primeira mensagem de Ano Novo, o Chefe de Estado garantiu empenhar-se seriamente para que “o desejo de prosperidade e melhores dias deixem de ser uma ilusão e se tornem numa realidade”.

POR: José Dias

O Presidente da República, João Lourenço, apontou como uma das principais metas do seu consulado a promoção de uma maior integração da economia angolana na mundial, fazendo de Angola um destino privilegiado do investimento privado estrangeiro. Na sua primeira mensagem de Ano Novo dirigida à Nação, desde que foi investido nas funções de Chefe de Estado, a 26 de Setembro último, João Lourenço elegeu como principal desafio trabalhar para que todos os caminhos venham dar a Angola.

Neste contexto, garantiu que o seu Executivo está a trabalhar na criação do ambiente adequado ao aumento da produção interna de bens e de serviços, apostando no investimento privado nacional e estrangeiro. Pelos sinais que recebemos ultimamente, já é visível a mudança da imagem de Angola perante o Mundo, sobretudo perante os fazedores de opinião, os media internacionais, os homens de negócios ávidos em investir no nosso país em praticamente todos os ramos da nossa economia”, frisou.

“Isso é bom porque se abrem perspectivas reais de diversificação da nossa economia, de aumento dos produtos de exportação, de aumento da oferta de emprego para os nacionais e para a juventude em particular”, sublinhou. Nestes primeiros três meses passados desde a sua tomada de posse, reiterou ainda estar a dar um sinal claro aos governantes, ao povo angolano, aos empresários e à comunidade internacional, do rumo que pretende seguir, que não rompe com o passado mas que procura se despir de tudo aquilo que não é bom para a sociedade e para o país.

Neste particular, considerou que a resposta da parte do povo, quer directamente quer através dos mais variados meios informativos, demonstra a grande expectativa criada à volta deste Executivo, e continua a alimentar a longa esperança do surgimento de uma verdadeira renovação de mentalidades e de comportamentos no seio da sociedade angolana. De acordo com o Presidente da República, tem-se procurado materializar e pôr em prática o Programa de Governo que mereceu a aprovação e adesão da grande maioria dos eleitores do país. “Vamos prosseguir nesta senda sabendo que é do apoio de todos sem discriminação, que depende o êxito do nosso trabalho”.

A aposta nos jovens e numa maior representatividade feminina no Executivo e em outros órgãos do poder, sobretudo, no judicial continuará igualmente a merecer atenção. “Estamos seguros de que os responsáveis nomeados saberão honrar a confiança neles depositada, procurando com o seu trabalho e dedicação ir ao encontro das grandes expectativas criadas”, acrescentou. Moralização da sociedade e cultivo das boas práticas Para o Chefe de Estado, afigura-se ainda necessário darem-se passos decisivos para a moralização da sociedade com base no exemplo, na valorização dos bons comportamentos, atitudes e práticas, combatendo aqueles actos que em desafio e violação das leis existentes, causam muitos males à comunidade e ao bem comum.

“Aproveitemos esta data festiva e de convívio familiar, para interiorizarmos os valores de irmandade e solidariedade que ela encerra e fazermos uma profunda reflexão sobre os novos rumos que pretendemos para o nosso país. Não podemos esperar que haja mudanças se continuarmos a trilhar os mesmos caminhos e não formos nós os primeiros a mudar o nosso comportamento e as nossas próprias vidas”, sublinhou. Entretanto, de acordo com João Lourenço, ao nível da governação essas mudanças impõem-se igualmente.

OG E 2018 para a reforma, modernização, e criação de emprego qualificado e bem remunerado

João Lourenço disse igualmente que a proposta de Orçamento Geral do Estado para o próximo ano já prevê acções viradas para a reforma e modernização do Estado, para o reforço da cidadania e para a instauração de uma sociedade cada vez mais participativa. Disse ainda que o OGE dedica também uma parte considerável dos recursos disponíveis à expansão do capital humano, à redução das desigualdades, à criação de emprego qualificado e bem remunerado, à redução das assimetrias regionais e à diversificação da economia. “Todos os anos, nesta data, acreditamos e temos tendência em desejar que o Novo Ano traga prosperidade e melhores dias para todos. Desta vez, vamos nos empenhar seriamente para que esse desejo deixe de ser uma ilusão e se torne numa realidade. Estamos optimistas que 2018 será um ano melhor para o país, para as empresas, mas sobretudo para as famílias e para os cidadãos em geral”, frisou.

Combate à impunidade

O Presidente da República garantiu também que vai continuar a zelar pela estrita aplicação do que vem consagrado na Constituição, a que deve a máxima obediência. “O nosso combate pela legalidade e pelo fim da impunidade de quem a desrespeita será um combate de todas as horas”. O estadista disse igualmente ser preciso dar-se com alguma coragem e determinação novos passos em frente, vencendo os constrangimentos ainda existentes e encarando com realismo os novos desafios, tendo em vista a diversificação da economia angolana e o alcance do desenvolvimento sustentável, com inclusão económica e social.

“Ainda estamos a viver sob os efeitos da crise económica e financeira que nestes últimos anos se generalizou um pouco por toda a parte. Porque vivemos num mundo cada vez mais globalizado, Angola não podia ter escapado às suas consequências”, referiu. Segundo o Presidente da República, a crise só não foi mais grave, porque em tempo oportuno foram tomadas medidas pertinentes para reduzir o seu impacto, numa demonstração de que, fazendo-se uma leitura correcta da realidade e assumindo colectivamente os sacrifícios necessários, todos os obstáculos são superáveis.

Disponibilidade para o diálogo

Durante a sua mensagem, João Lourenço reiterou a sua disponibilidade para manter uma atitude de abertura e diálogo com toda a sociedade em relação aos problemas da Nação, assim como para prevenir e combater quaisquer condutas que impeçam os cidadãos de usufruír dos direitos que a Constituição lhes confere. “Desejo por isso a todo o Povo angolano, aos jovens, à mulher batalhadora, aos incansáveis trabalhadores, aos que se encontram acamados no leito dos hospitais, aos militares e policiais que garantem a paz e a tranquilidade nesta quadra festiva, um Ano Novo muito feliz e pleno de prosperidades!”, finalizou.