Personalidades do cinema criam projecto contra o assédio sexual

Personalidades do cinema criam projecto contra o assédio sexual

Mais de 300 actrizes, argumentistas, directoras e outras personalidades do cinema lançaram esta Segunda-feira,1, um projecto para apoiar a luta contra o assédio sexual tanto em Hollywood como noutras profissões nos EUA.

O projecto “Time’s Up” incluirá um fundo para apoio legal a mulheres e a homens vítimas de assédio sexual no trabalho. A organização já arrecadou mais de 13 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) dos 15 milhões de dólares (12,5 milhões de euros) que pretende para esse fundo.

O projecto destina-se principalmente às pessoas cujos empregos mal remunerados não lhes permitem defender-se, como, por exemplo, trabalhadoras agrícolas e domésticas, porteiras, operárias e empregadas de café. “Muitas vezes, o assédio persiste porque os perseguidores nunca sofrem as consequências das suas acções”, diz o grupo numa “carta de solidariedade” publicada no seu site.

Esta carta, que começa com “Caras Irmãs” e termina com “solidariamente”, também foi publicada numa página completa no New York Times e no jornal de língua espanhola La Opinion. A Time’s Up também exige mais mulheres em cargos directivos, igualdade de remuneração e de oportunidade para as mulheres, e pede aos meios de comunicação social para destacarem os abusos que ocorrem “em campos profissionais menos glamorosos e menos valorizados” do cinema, com o objectivo de fazer do sector de negócios do espectáculo “um lugar seguro e equitativo para todos”.