JL – 100 DIAS DE GOVERNO//Visita ao Sanatório

JL – 100 DIAS DE GOVERNO//Visita ao Sanatório

O Presidente da República, João Lourenço visitou a 15 de Dezembro de 2017, por algumas horas, o degradado Hospital Sanatório de Luanda, localizado no bairro Palanca, município do Kilamba Kiaxi, para se inteirar das dificuldades existentes.

Depois da visita do PR a ministra da Saúde anunciou o arranque da reabilitação e ampliação da infra-estrutura construída há mais de 49 anos. O hospital, como a generalidade das unidades hospitalares do país, enfrenta graves problemas ligados à rede de esgotos, falta de água corrente, de energia eléctrica e de infiltração de água no interior de alguns compartimentos.

O Hospital Sanatório tem uma capacidade para 250 camas, conta com 25 médicos, sendo 18 angolanos e sete cubanos, e 215 enfermeiros, e tinha internados por altura da visita do PR 293 pacientes, dos quais 90 por cento padeciam de tuberculose, bronquite asmática, câncer do pulmão, entre outras patologias.

Para melhor atendimento público, o sanatório necessita de 87 médicos. Acompanharam nesta visita de constatação do Presidente da República, alguns membros do seu executivo assim como a ministra da Saúde e o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho.