Congressistas americanos preocupados com a saúde mental do Presidente

Congressistas americanos preocupados com a saúde mental do Presidente

Legisladores americanos, maioritariamente democratas, consultaram uma professora de psiquiatria da Universidade de Yale, em Dezembro, sobre a saúde mental do Presidente Donald Trump, revelou a CNN Quinta-feira.

“Os legisladores disseram que estavam preocupados sobre o risco que o Presidente representava, o risco que a sua instabilidade mental representava para o país”, disse à CNN a professora Brady Lee, editora do livro “O Perigoso Caso de Donald Trump”, uma série de ensaios de psiquiatras que analisam o estado psicológico do presidente dos Estados Unidos.

Segundo Lee, no grupo de legisladores havia um senador republicano, cuja identidade não revelou. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders , qualificou as declarações de “vergonhosas” e destacou “que se não fosse apto”, Trump “não estaria onde está e não teria derrotado o melhor grupo de candidatos jamais visto no Partido Republicano”, em referência às primárias de 2016.

Na Câmara de Representantes, 57 legisladores democratas – 30% do total – redigiram um projecto de lei para a criação de uma comissão parlamentar especial sobre “a incapacidade presidencial”, visando “determinar se o presidente esta psicologicamente ou fisicamente capacitado para cumprir suas funções”.

A Constituição americana prevê duas formas de se substituir um presidente: um impeachment no Congresso ou pela 25ª emenda, que permite o vice-presidente e a metade do gabinete declarar que o presidente é “incapaz de exercer o poder e cumprir com os deveres do cargo”. Caso o presidente conteste a decisão baseada na 25ª emenda, corresponde Congresso confirmá- la com ao menos dois terços dos votos