Um morto e três feridos em confrontos violentos entre rivais líbios e tinisinos

Um morto e três feridos em confrontos violentos entre rivais líbios e tinisinos

Uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas em confrontos violentos ocorridos Sexta-feira última de manhã entre as forças do Conselho Presidencial líbio e as forças do Conselho Militar da cidade líbia de Zouara, perto da fronteira entre a Líbia e a Tunísia, Informaram testemunhas.

De acordo com fontes bem informadas em Zouara, os confrontos deveram- se à luta pelo controlo do posto fronteiriço de Rass Jadir, entre os dois países. O morto em apreço é um elemento das forças do Conselho Presidencial líbio, reconhecido pelas capitais ocidentais e pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao passo que os três feridos, dos quais um em estado grave, foram evacuados para o Hospital Zouara.

De acordo com uma fonte tunisina, “face ao carácter violento dos combates, cidadãos líbios refugiaram-se do lado da segurança tunisina, buscando protecção, depois de terem entregue as suas armas e carros à segurança tunisina”.“

A situação de segurança está sob controlo, mas devemos estar vigilantes para prevenir tudo com vista à protecção de vidas humanas”, acrescentou a mesma fonte.Segundo a fonte, vários tunisinos bloqueados na Líbia voltaram à Tunísia via Rass Jadir, sempre aberto mas o ritmo da passagem é fraco por causa de agitações na zona de Bou Kamach, a 10 quilómetros da fronteira tunisina.

O defensor dos direitos humanos, especializado em questões líbias, Mustapha Abdelkebir, sublinhou, a esse respeito, que há negociações interlíbias em curso há mais de um mês sobre o controlo do posto de Rass Jadir pelo Conselho Presidencial libio. Porém, sublinhou, as partes encarregadas da gestão desta passagem, originários da cidade de Zouara, rejeitaram a operação de transferência, o que resultou em confrontos armados.