Aprovados novos projectos para exploração mineira

Os projectos a serem erguidos nas províncias da Huíla e Namibe deverão produzir, entre outros minérios, o granito e o mármore.

POR: Brenda Sambo

No âmbito do aproveitamento sustentável dos recursos minerais, o Executivo angolano aprovou, recentemente, seis novos projectos de exploração mineira. Sem precisar o montante do investimento, o Executivo fez saber que quatro destes projectos serão erguidos na província do Namibe, nos municípios de Virei e Tombwa, e dois na província da Huíla, no município da Chibia. Os investidores receberam luzverde (direitos mineiros) do Executivo através do Diário da República para o início das empreitadas, que visam produzir entre outros minérios, o granito e o mármore.

A ANG-MriGM, um dos investidores, vai explorar granito negro em duas concessões situadas no município da Chibia, na Huíla, com uma extensão de 23,8 hectares e 49,5 hectares, respectivamente. O grupo empresarial Pérolas do Sul Limitada, outro investidor contemplado, vai explorar granito negro e cinza, em duas extensões, sendo uma de 47 e outra 49 hectares, na localidade de Vichonga, município de Virei, provincia do Namibe.

No município do Tombwa, igualmente na provincia do Namibe, vai nascer outro projecto mineiro de 9 hectares para exploração de mármore, e no município de Virei um outro de 50 hectares, para exploração de granito rosa. Os dois investimentos pertencem ao Grupo Alexandre´s House.