China já concedeu USD 60 mil milhões a Angola

China já concedeu USD 60 mil milhões a Angola

Angola e China celebram 35 anos de relações diplomáticas a (12 de Janeiro de 1983). Para celebrar o acontecimento, o Ministro das Relações Exteriores chinês desembarca na capital do país este Sábado, 13 de Janeiro.

O Embaixador da China acreditado em Angola, Cui Aimin, revelou que o seu país já concedeu 60 biliões de dólares ao Governo angolano para a construção de inúmeras obras de infra-estruturas como centrais de energia, estradas, pontes, hospitais e casas, incentivando o desenvolvimento económico e a melhoria da vida do povo de Angola. Cui Aimin, em artigo de opinião publicado no Jornal de Angola de ontem, Quarta-feira, destaca ainda que durante o fórum de investimento China-Angola realizado em Luanda em finais de 2016, foram celebrados 48 acordos de intenção de investimento no valor total de 1,2 bilião de dólares.

Nos últimos oitos anos, escreve o diplomata chinês, mais de 60 médicos fizeram em Angola mais de duzentas mil consultas gratuitas a cidadãos angolanos no Hospital Geral de Luanda, construído com financiamento da China. “A China é o maior parceiro comercial de Angola, ao passo que Angola é o segundo maior parceiro comercial, o maior fornecedor de petróleo da China, em África, um dos maiores mercados ultramarinos de obras empreitadas,” salienta o Embaixador chinês em Angola.

Cui Aimin destacou também que a comissão orientadora da cooperação económica e comercial entre a China e Angola tem permitido mais pragmatismo nas relações entre os dois países. Em 2010, os governos angolanos e chinês, estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar a cooperação. Angola e China estão a celebrar 35 anos de relações diplomáticas (12 de Janeiro de 1983). Ora foi precisamente para celebrar o acontecimento, que o ministro das Relações Exteriores chinês desembarca na capital do país, este Sábado, 13 de Janeiro, para no dia 14, Domingo proceder à assinatura do acordo de facilitação de vistos em passaportes ordinários. O acordo visa agilizar os mecanismos de concessão de vistos sobretudo para empresários, académicos e investigadores de várias áreas do conhecimento, desportistas de alta competição, agentes culturais e cidadãos com necessidade de tratamento médico. Os dois países já assinaram um acordo de supressão de vistos em passaportes Diplomatico e de Serviço que está em vigor.

China, a quarta economia mundial…

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1 bilião e 360 milhões de habitantes, quase um quinto da população da terra e tem por capital a cidade de Pequim. É uma República socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) sob um sistema unipartidário e que tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas regiões Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau). A China ultrapassou por uma pequena margem a Grã-Bretanha e tornou-se a quarta maior economia do mundo, de acordo com os últimos cálculos do Banco Mundial.