Kwanza desvaloriza 10,8% face ao dólar

Kwanza desvaloriza 10,8% face ao dólar

O BNA vendeu aos bancos comerciais o montante de EUR 83,6 milhões, cerca de USD 100 milhões, numa altura em que vigora um novo regime cambial. O kwanza sofreu uma depreciação de 10,8 % face ao dólar e de 18,9% face ao euro.

O Banco Nacional de Angola realizou, na Terça-feira, 08, um leilão de venda de divisas, dando início ao processo de formação da taxa de câmbio dentro do regime de câmbio flutuante com bandas, com a participação dos bancos comercias. Para o efeito, o BNA colocou à venda o montante de EUR 83,6 milhões (equivalente USD 100 milhões), o qual foi integralmente absorvido, tendo sido apurada uma taxa média ponderada de venda de Kz 221,26 por Euro, passando a vigorar a tabela de câmbios que se anexa. O Kwanza sofreu assim uma depreciação de 10,8 por cento face ao dólar e de 18,9 por cento face ao euro. De recordar que desde o primeiro trimestre de 2016 que a taxa de câmbio oficial definida pelo BNA estava fixa nos Kz 166 por cada dólar norte-americano e nos Kz 186 por cada euro.

A referida depreciação do kwanza é resultado da aplicação das novas regras cambiais, pela primeira vez, em leilão de divisas (euros) por parte do BNA à banca comercial, numa altura em que as Reservas Internacionais Líquidas do país estão em mínimos históricos, de USD 15 milhões, devido à crise da cotação do petróleo. Os preços indicativos propostos pelos bancos comerciais vão passar a definir o novo regime flutuante cambial no país, conforme informação do BNA, que já definiu o intervalo de cotação deste modelo. O Comité de Política Monetária do BNA definiu, na primeira semana do ano, “os limites mínimo e máximo da banda cambial” deste novo modelo.

Os montantes disponibilizados foram destinados a diversos sectores da economia nacional, sendo 50% para matéria-prima, peças e equipamentos fabril, 20% para os sectores de seguros, telecomunicações, transportes aéreos e outros serviços. A agricultura, agropecuária, pescas e mar ficaram com 17% das divisas leiloadas enquanto outros 10% e 3% destinaram-se aos artigos de higiene, material escolar, de escritório, vestuário, e calçados, respectivamente. O BNA procedeu igualmente ao ajuste da sua tabela de câmbios de referência, de modo a que esta tenha como base a cotação Kwanza/EURO, sendo as outras cotações apuradas em função da taxa de câmbio do EURO/outras moedas.

Divisas vendidas a banca

50% Matéria-prima, peças e equipamentos fabril ; 20% Seguros, telecomunicações, transportes aéreos e outros serviços; 17% Agricultura, agropecuária, pescas e mar ; 10% Artigos de higiene, limpeza, material escolar e de escritório; 3% Vestuário, calçado, artigos e utensílios domésticos