Três professores acusados de violar a mesma aluna

Três professores acusados de violar a mesma aluna

Três professores da Escola do 7024, situada na comuna do Cabo Ledo, município da Quiçama, em Luanda, estão a ser acusados de terem violado sexualmente a mesma aluna, da 7ª classe, em períodos diferentes. Segundo o Serviço Provincial de Investigação Criminal (SPIC), os três acusados, que leccionam em disciplinas diferentes do primeiro ciclo, terão aproveitado a sua condição de professores e perpetrado tal acto intencionalmente durante o ano lectivo 2017.

POR:Milton Manaça

Os três professores acusados confirmam terem mantido relações sexuais com a jovem de 19 anos de idade, em ocasiões diferentes, mas recusam que se trate de violação sexual, pois argumentam que tudo foi feito com o consentimento da queixosa. Um dos professores, por exemplo, que lecciona a disciplina de Educação Laboral, alega que em momento algum chantageou ou usou um outro argumento nas vestes de educador para convencer a jovem, tendo acrescentado que não foi uma acção concertada entre os três.

“Arrependemo-nos pelo que fizemos porque os princípios éticos não ensinam isso, mas nenhum de nós sabia se ela já se envolveu com outro colega”, justificou- se. Já o outro acusado, por sinal o primeiro a envolver-se com a jovem no primeiro trimestre de aulas, alega que os três conquistaram a aluna em períodos diferentes e não houve violação como consta na acusação.

Os acusados dizem que no dia 4 do corrente mês reuniram-se com a família da lesada e pagaram 100 mil kz cada de multa, valores que, alegadamente, seriam também utilizados para o tratamento da vítima caso esta apresentasse alguma sequela. “Estranhamente, fomos capturados ontem (Terça-feira) e trouxeram-nos aqui mesmo antes de sermos ouvidos”, disse outro professor, de 28 anos.