Carta do leitor: Mais atenção aos dementes…

Carta do leitor: Mais atenção aos dementes…

Director do O PAÍS, obrigado pela oportunidade que me dá nesta edição. Espero que esta minha carta seja publicada, porque vou aflorar um assunto que muito me inquieta.

POR: José Nekuto

Nos últimos dias, tenho visto muitos dementes na cidade de Luanda e um pouco por todo o país. Isto é preocupante, porque eles estão fora das suas faculdades mentais e se cometerem um dano civil ou criminal não serão responsabilizados. Penso que o Ministério da Saúde e outros sectores da sociedade devem unir-se para estancar ete fenómeno.

É verdade que o Hospital Psiquiátrico de Luanda faz o seu papel, todos os dias, mas tem sido irrelevante, porque as estruturas já não suportam o fluxo. Aliás, o centro carece de meios adaptados à nova realidade. Não é possível trabalhar assim.

Espero que mais unidades do género se estendam pelo país adentro. De outro modo, estamos a conviver com cidadãos perigosos. É preferível proteger agora os cidadãos do que acontecer o pior. Luanda é uma província com muitos problemas, espero que todos fiquem atentos a isso. É verdade que no tempo da outra senhora não se ligava a isso, mas nos novos ventos queremos ajudar a mudar, por isso escrevo neste espaço.