Bié ganha 15 mil novas ligações de energia elécrtica

Bié ganha 15 mil novas ligações de energia elécrtica

Pelo menos quinze mil novas ligações domiciliares de energia eléctrica serão realizadas nos municípios do Andulo, Camacupa, Chinguar e Cuito (Bié) até março deste ano, como resultado do investimento do governo no abastecimento de energia às populações

a informação é da presidente do Conselho de Administração da ENDE (Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade), Ruth Safeca, em declarações à imprensa local, ontem (Domingo), no quadro da visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, à província do Bié.

Segundo a fonte, a empresa (ENDE) vai montar 34 postos de transformação (PT), visando alargar a capacidade de atendimento à população, bem como resgatar a boa imagem junto dos consumidores. Nesta altura, segundo a responsável, a ENDE tem maior presença na cidade do Cuito, onde já controla 15 mil clientes.

Entretanto, neste momento, na central térmica de Caluapanda estão a funcionar apenas dois grupos dos quatro existentes, que fornecem três megawatts de energia, sendo a capacidade instalada de 10, razão porque tem havido restrições no fornecimento de energia à urbe.

A agravar a situação está a problemática da suspensão do abastecimento de energia eléctrica a partir da barragem do Gove (Huambo), actualmente com problemas técnicos.

técnicos. Durante a sua estadia, a cúpula da Energia e Águas, o ministro João Baptista Borges e respectiva comitiva, visitaram os municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Cuito, Cunhinga e Nhârea, onde foram informados da realidade do sector. De salientar que a capital do Bié até Outubro de 2017 beneficiava de nove megawatts de energia eléctrica, sendo seis (6) megawatts vindos da barragem do Gove (Huambo) e três (3) da central térmica do Caluapanda (Cuito), quantidade considerada ínfima, tendo em conta o aumento exponencial da cidade e da densidade populacional.

Novos sistemas de abastecimento de água em maio

Os novos sistemas de água potável, consignados em Setembro de 2016, nos municípios do Cuito, Cunhinga, Cuemba, Nhârea, Chitembo, e Chinguar, entram em funcionamento no mês de Maio deste ano. O anúncio foi feito pelo director nacional das Águas, Lucrécio Costa, durante o balanço da visita de dois dias do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ao Bié, que visou avaliar o desempenho do sector que dirige na província.

As obras dos sistemas de captação, tratamento e distribuição do “precioso líquido”, segundo Lucrécio Costa, decorrem a bom ritmo, e estão a cargo das empresas chinesas CR20 e “CTCE”, à luz da linha de crédito da China. Sem avançar o valor do investimento, Lucrécio Costa afirmou que os sistemas comportam uma conduta de três mil e 680 metros junto à Estação de Tratamento de Água, um reservatório de 50 metros cúbicos, bem como serão instaladas mil e 600 ligações domiciliares para beneficiar perto de 20 mil habitantes nas referidas municipalidades.

Os empreendimentos terão 20 anos de tempo útil, vão ainda comportar 14 novos chafarizes e a reabilitação de 17 outros em cada município. Relativamente ao município do Andulo, Lucrécio Costa mostrouse indignado pelo facto de o antigo sistema ter funcionado apenas um ano, criando assim constrangimentos no fornecimento de água potável às famílias, devido à “desorganização” institucional e dos habitantes.

Apelou aos consumidores para conservarem os bens públicos e a ter a cultura de pagamento do consumo de água para que o Governo possa construir mais empreendimentos sociais, assim como garantir as manutenções dos sistemas.

A província do Bié, centro de Angola, tem uma extensão de 70.314 quilómetros quadrados, uma população de um milhão, 455 mil 233 Habitantes, distribuídos em nove municípios, 30 comunas e mais de três mil aldeias.

O sector das águas na região controla 916 furos, 45 pequenos sistemas suportados com painéis solares e oito sistemas de captação, tratamento e distribuição das sedes municipais.