Selecção Nacional defronta Nigéria no Africano

Selecção Nacional de séniores masculinos de andebol, defronta hoje a Nigéria, em partida a contar para a primeira jornada do grupo B do Campeonato Africanoque decorre em Libreville, no Gabão, às 9:00.

Por: Madona Lourenço

O sete nacional, antes de escalar o placo da competição, cumpriu um estágio em Portugal, por isso entra sem temer os nigerianos. Aliás, o adversário do sete nacional, na edição passada, quedou- se na décima posição. Angola saiu do Egipto, palco da prova em 2016, com a medalha de bronze, um feito que lhe coloca entre as melhores. Na prática, os números não jogam, ainda assim Angola admite que o andebol do país mais populoso de África terá evoluído. Por este facto, entra para surpreender o adversário, uma vez que o saldo do estágio em terras lusas foi positivo.

Os jogos de controlo garantiram mais rodagem competi-tiva ao grupo de trabalho, porém o técnico Filipe Cruz conhece os pontos fortes e fracos do adversário. Durante o estágio em Portugal, a Selecção Nacional realizou cinco jogos de controlo, sendo que perdeu somente um frente ao Sport Lisboa e Benfica por 31-34.

Os outros desafios Angola venceu. Para além da Nigéria, no grupo B, Angola vai defrontar o Congo Democrático, Marrocos e o Egipto, campeão africano. Geovani Muachissengue, Cláudio Lopes, Fábio Lopes (guardaredes), Gabriel Tecas, Agnelo Kitongo, Aguinaldo Tati (pivôs), Edivaldo Ferreira, Mário Tati, Feliciano Couveiro e Adelino Pestana (meia-distâncias), Adilson Maneco, Elias António e Elsimar Santos, Nestor Kinanga e Otoniel Pascoal (pontas) são os atletas comandados por Filipe Cruz.