João Lourenço no Fórum económico mundial 2018 na Suiça

João Lourenço no Fórum económico mundial 2018 na Suiça

O presidente da República, João Lourenço, chefia a delegação angolana que entre 23 e 26 de Janeiro do ano em curso, participará no Fórum Económico Mundial 2018 (FEM) em Davos, Suíça

Uma nota a que O PAÍS teve acesso, indica que a comitiva angolana é ainda integrada pelos ministros dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Pedro de Azevedo, e da Energia e Águas, João Baptista Borges.

A edição deste ano tem por tema “Construir um futuro comum num mundo fracturado” e vai reunir “cerca de 3.000 participantes e mais de 60 chefes de Estado e  de Governo”, dentre os quais o Presidente norte-americano, Donald Trump.

A presença de Trump, segundo o presidente do Fórum Económico Mundial, Borge Brende, “vai permitir aos participantes uma perspectiva directa sobre as prioridades políticas e económicas dos Estados Unidos”. Segundo Brende, a necessidade de um crescimento “sustentável, inclusivo e criador de emprego” e as alterações climáticas são questões que devem ser abordadas na reunião.

A Casa Branca anunciou recentemente que Donald Trump vai deslocar-se a Davos para promover as suas políticas e as empresas norteamericanas.

Na lista de participantes no encontro constam ainda as presenças dos presidentes da Argentina, Maurício Macri, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o rei Philippe e a rainha Matilde, da Bélgica.

O primeiro-ministro Charles Michel, e o primeiro-ministro adjunto e ministro do Desenvolvimento da Cooperação, da agenda digital, das telecomunicações e serviços postais, Alexander de Croo, representam a Bélgica. Do Bahrain desloca-se ao fórum o Sheikh Khalid Bin Ahmed Al Khalifa, ministro dos Negócios Estrangeiros; do Bangladesh, os ministros dos Negócios Estrangeiros, Abul Hassan Mahmood Ali, e o de Estado da Informação e Comunicação e Tecnologia, Zunaid Ahmed Palak.

 

A Albania será representada pelo primeiro-ministro Edi Rama e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dimitir Bushanti. O ministro dos Negócios Estrangeiros Abdelkader Messahel representará a Algéria.

A Argentina, além do seu Presidente, vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e do Trabalho, Jorge Faurie, pelo ministro da Energia e Minas, Juan José Aranguren, bem como pelo ministro do Tesouro, Nicolás Dujoune, pelo senador do Congresso Nacional Esteban Bullrich e o Prefeito de Buenos Aires, Horácio Rodrigues Larreta. Pela República da Arménia, háde participar no fórum o primeiro-ministro do país, Karen Karapetyan, e pela Austrália o ministro das Finanças e o ministro do Comércio, Turismo e Investimento, Steven Ciobo.