Réplicas de Dinossauros em exposição no Xyami Kilamba

Réplicas de Dinossauros em exposição no Xyami Kilamba

Uma exposição itinerante para crianças, denominada “O Mundo dos Dinossauros”, foi ontem inaugurada no Xyami Shopping Kilamba, devendo permanecer seis meses no país, numa iniciativa do grupo Zahara

Por: Jorge Fernandes

Diferentes sub-espécies deste animal pré-histórico deverão fazer um périplo por todos os Xyami, sendo o próximo no da cidade do Lubango, seguindo para Benguela e finaliza retornando à cidade capital, no Xyami Nova Vida, para um período igual a mês e meio por cada localidade.

As crianças afectas à igreja Rei Jesus II, do bairro Capim do município de Belas, foram as primeiras a tomar contacto com a mostra dos animais. Surpreendidos, rapazes e meninas, com idades entre os 6 aos 15 anos de idade, recebiam inicialmente explicações dos guias, ao que se seguiu uma visita guiada aos diversos pontos da exposição.

À medida que caminhavam, em ambiente interactivo, recebiam informação didáctica sobre os dinossauros, podendo constatar as espécies feitas à escala real e respectivos habitats.

Os pequenos visitantes puderam ver de perto os répteis do “Parque Jurássico”, como o assustador T-Rex (um lagarto tirano, com 12 metros de comprimento e pesa entre 5 a 7 toneladas), podendo este reagir à presença de pessoas com movimentos e ao som.

Reacções

O director do grupo Zahara, promotor da iniciativa, em declarações a OPAÍS, referiu que a pretensão da sua empresa é realizar uma exposição didáctica anual, que acrescente valor às crianças.

“Procuramos trazer conteúdos que não sejam apenas divertidos, mas que as ajude a aprender e ter uma ligação com o programa curricular das suas escolas”, justificou Duarte Lima. Por sua vez, a pequena Isabel Bernardo, 10 anos de idade, sentiu- se assustada mas também comovida por ter a oportunidade de ver e ouvir conhecimentos sobre os dinossauros, um animal que despertou-lhe muito curiosidade devido às suas diferentes espécies e a explicação sobre a modo da sua desova no ninho.

Bruno Luciano, outro curioso que assistiu a exposição com igual surprêsa, disse que “a ver-se assim, até parece real sobretudo o som daquele T-Rex. É bom, nessa fase em que nos preparamos para o início de aulas, recebermos conhecimento que nos ajudem a desenvolver a nossa cultura geral.

Espécies

Com as respectivas explicações, estão patentes diversas espécies entre as quais o Alossauro, um carnívoro e bípede com cinco metros de altura e pesa entre duas a três toneladas.

Os Velociraptores viveram a aproximadamente 71 há 75 milhões de anos atrás. Outra espécie desponível é o Omeisauros, um herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico, com cerca de 20 metros de comprimento. Já o Shunosaurus Lii, pesava cerca de nove toneladas, 12 de comprimento e cinco de altura.

Estão ainda espécies como Huayagsaurus, Agilisaurus, Datousaurus, Hsisouchus, Yangchuanosaurus, Ankylosaurus, Gigantspinosaurus, bem como mostras de pegadas, ninho de desova, local de explicações entre outros atractivos. Angola é o primeiro país africano a acolher esta exposição internacional que tem origem na Europa, tendo percorrido dezenas de países do velho continente e alguns na América.

O Xyami Shopping recebeu recentemente a exposição infantil “Pequenos Astronautas – Aventuras na Lua”, que contou com a visita de mais de 36.414 crianças, sendo maioritariamente visitantes de escolas públicas, a quem o Xyami proporcionou gratuitamente o acesso à exposição durante o ano passado.