Ensino Especial arranca com 20 escolas para 30 mil alunos

Ensino Especial arranca com 20 escolas para 30 mil alunos

 Cerca de 30 mil alunos, com necessidades educativas especiais são aguardados no próximo dia 1 de Fevereiro para o início do ano lectivo 2018, segundo o director nacional do sector. Para este número de alunos estão disponíveis 20 escolas

Por: Afrodite Zumba

em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, o director do Instituto Nacional do Ensino Especial, Lucas Luciano, esclarece que para além das 20 escolas vocacionadas para o ensino especial, mais quatro mil e 262 escolas do ensino geral estarão abertas para receber este tipo de alunos.

A medida visa estimular o processo de inclusão social entre os estudantes com deficiência. As 20 escolas disponíveis, a nível nacional, vão do Ensino Primário ao IIº Ciclo de Secundário, distribuídas em 16 das 18 províncias. “Angola está a caminhar para o Ensino Inclusivo, com excepção das províncias de Malanje e Cabinda, onde este tipo de ensino ainda não está disponível”, sublinhou.

Segundo Lucas Luciano, o processo inclusivo está a ser implementado à luz do Decreto Presidencial nº 187/17 de 16 de Agosto, referente à Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar. Ao fazer referência ao decorrer do processo de inclusão, o entrevistado explicou que geralmente são encaminhados para as escolas tidas como “normais” os alunos com deficiência visual, auditiva e físico-motora.

Para este tipo de alunos, o Ministério da Educação (MED) disponibiliza um conjunto de instrumentos como máquinas em braille (para os deficientes visu
sociedade