Carlos Silva desmente Orlando Figueira e será ouvido em Portugal

Carlos Silva desmente Orlando Figueira e será ouvido em Portugal

Orlando Figueira, o procurador que está a ser julgado por suspeitas de ter sido corrompido foi desmentido ontem, Segunda-feira, 29, pelo banqueiro Carlos Silva. “Esta tentativa recente e oportunista de adulterar a realidade assenta em insinuações falsas”, escreveu o banqueiro em comunicado, referindo-se às declarações de Figueira em tribunal, que afirmou nunca ter conhecido Manuel Vicente, mas ter sido contratado para trabalhar em Angola por Carlos Silva, através do advogado Proença de Carvalho.

O banqueiro, que admitiu que teve diversos encontros com o então procurador do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) quando testemunhou na fase de inquérito da Operação Fizz — inclusive um almoço no Hotel Ritz após Silva ter sido inquirido pelo procurador Rosário Teixeira num outro inquérito –, desmente, contudo, as acusações que lhe foram dirigidas por Orlando Figueira durante o seu testemunho.

“Quero reiterar que, para além do que relatei no meu depoimento, não tive nenhum outro contacto, pessoal, telefónico ou por outra via com este senhor, nem muito menos lhe fiz convite algum de trabalho.” Como exemplo do “grau de fantasia” da argumentação de Figueira, o banqueiro afirma que os detalhes do “suposto encontro num hotel no centro de Luanda” que Figueira garante ter acontecido entre os dois revelam as falhas da história do antigo procurador, já que descreve Carlos Silva “como envergando uma indumentária que, quem me conhece, sabe que jamais utilizaria num local deste tipo”, escreve o banqueiro.

“Embora sejam evidentes os motivos que levam o ex-procurador a enveredar nesta fase por esta estratégia, não posso deixar, desde já, de vir publicamente repor a verdade”, termina o comunicado. Segundo apurou OPAÍS, Carlos Silva será ouvido pessoalmente no Tribunal de Lisboa pelos juízes do caso ‘Operação Fizz’, a pedido destes. Inicialmente o banqueiro seria ouvido em Angola segundo informações de fontes ligadas ao processo.