Projecto:Fundação Arte e Cultura transporta “Noite de poesia” a “Dias de poesia” no Cazenga

Projecto:Fundação Arte e Cultura transporta “Noite de poesia” a “Dias de poesia” no Cazenga

Assim, o já habitual projecto “Noites de Poesias”, promovido pela Fundação Arte e Cultura na última Quarta-feira de cada mês, cujo acto realiza-se hoje na sede da fundação em Luanda, será extensivo ao município em referência a partir do dia 3 de Fevereiro, às 11 horas.

POR: Jorge Fernandes

De acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso, o projecto vai desenvolver- se em vários segmentos artísticos ao longo de 2018, juntando as duas instituições em iniciativas conjuntas que se movimentarão entre o centro e a periferia, entre o asfalto e a terra batida, propondo-se cada uma das instituições levar os seus projectos sociais e culturais à sua congénere e realizar projectos conjuntos nos domínios das letras, artes plásticas, música, entre outros. O mesmo documento indica que o primeiro dos projectos a passar à terra “batida” são as “Noites de Poesias” que a Fundação Arte e Cultura realiza na sua sede em Luanda, no Largo Amílcar Cabral (Serpa Pinto).

Ihomenagem

Domingos Cuta será o primeiro poeta homenageado pela Fundação Arte e Cultura e a Fábrica de Sabão, durante a I edição do projecto “Dias de Poesias”, um tributo que será centrado na obra “Além das Palavras”, que reúne 24 poemas sobre temas diversificados, como o amor, a mulher, a angústia, a infidelidade, entre outros, no centro da iniciativa. Pelos palcos da fundação e da Fábrica passarão ainda vários poetas da nova geração, em que se destacam Joel Fernandes, Vanesia Almeida, o Poeta Gago, África Gomes, Fernando Carlos, Nadine Morais, Lourenço Mussango, Yocana Wesa, Cláudio Gomes e Lopalo o Poeta, José António, entre outros, e os músicos Kaly, Slvivo, Dupla RS e Dalango Alone, acompanhados pelos “músicos da casa”, o projecto Casa da Música, da Fundação.

Sabão, durante a I edição do projecto “Dias de Poesias”, um tributo que será centrado na obra “Além das Palavras”, que reúne 24 poemas sobre temas diversificados, como o amor, a mulher, a angústia, a infidelidade, entre outros, no centro da iniciativa. Pelos palcos da fundação e da Fábrica passarão ainda vários poetas da nova geração, em que se destacam Joel Fernandes, Vanesia Almeida, o Poeta Gago, África Gomes, Fernando Carlos, Nadine Morais, Lourenço Mussango, Yocana Wesa, Cláudio Gomes e Lopalo o Poeta, José António, entre outros, e os músicos Kaly, Slvivo, Dupla RS e Dalango Alone, acompanhados pelos “músicos da casa”, o projecto Casa da Música, da Fundação.

O homenageado

Domingos Cuta nasceu na década de 1980 no Lobito. Viveu nas províncias da Huíla, Huambo, Luanda e mais tarde, na República da Namíbia. Integrou o Grupo de Teatro Colectivo-Artes e da Associação Chá de Caxinde, Núcleo do Lobito. Participou em diversos concursos de música. Frequenta o curso de Engenharia Informática. Além das Palavras “não é uma obra poética como as exigências da literatura determinam”, sendo antes, nas palavras do autor, “uma obra que vem apresentar e exprimir os mais profundos sentimentos que muitas vezes são experimentados pelos homens, desde amor, ódio, ansiedade, desespero, numa linguagem clara, melódica e até mesmo filosófica em alguns temas, visando estimular os músicos, poetas, artistas e não só. Serve também de terapia para os que podem encontrar consolo nas entrelinhas. “Além das Palavras”, é o cantar do povo angolano, o meu povo”, remata Domingos Cuta.