Taça José Sayovo entra em marcha

Taça José Sayovo entra em marcha

O Comité Paralímpico Angolano (CPA) prepara a Taça José Sayovo a realizar- se no dia 24 deste mês, em Luanda, às 7:00. O secretário-geral do CPA, António da Luz, assegurou ontem a OPAÍS que estão a ser criadas as condições para que o evento possa decorrer sem sobressaltos.

POR: Madona Lourenço

António da Luz avançou que neste momento estão a decorrer as inscrições e também estão a ser tratadas as condições de alojamento das delegações provinciais. Ainda assim, o responsável disse que o objectivo é superar a edição passada. Na edição anterior, os atletas da província do Bié, João Feliciano, e do Namibe, Eméliode Fernanda, ambos da classe T 11 (deficientes visuais) foram os vencedores num percurso de 10 quilómetros.

O fundista João Feliciano dominou a prova com o tempo de 38 minutos, 53 segundos e 47 centésimos, seguido pelo atleta Eduardo dos Santos, do Huambo, com o tempo de 39:06.18. No sector feminino, Emeliode Fernanda ocupou o primeiro lugar, com o tempo de 41:32.04, ao passo que Conceição Faria, da província de Malanje, cronometrou 42:26.15.

A Taça José Sayovo foi instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos em homenagem aos êxitos desportivos do velocista José Sayovo, triplo recordista mundial paralímpico dos 100, 200 e 400 metros, nos jogos de Atenas 2004, (Grécia), Pequim2008 (China) e Londres2012 (Inglaterra).