União Africana lança Zona de Comércio Livre em Março

União Africana lança Zona de Comércio Livre em Março

A tão esperada Zona de Comércio Livre (ZCL) da União Africana (UA), destinada a aumentar as trocas intra-regionais no continente africano, será lançada em Março próximo, em Kigali, no Rwanda, anunciou a ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros, Louise Mushikiwabo, num comunicado transmitido Terça-feira à PANA

AZCL proposta será uma componente- chave da estratégia da UA para aumentar as trocas comerciais na região em pelo menos 25 a 30 por cento, nos próximos 10 anos, disse. A conclusão do novo acordo aconteceu Segunda-feira à margem da 30ª cimeira ordinária dos chefes de Estado da UA, em Addis Abeba, na Etiópia, depois da aprovação pelos governos africanos do Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas e Bens e do lançamento oficial do Mercado Único do Transporte Aéreo Africano.

“Uma ZCL continental deverá ser lançada durante uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado em Março”, declarou a ministra rwandesa. Esta nova iniciativa é adoptada cinco anos depois de os chefes de Estado e de Governo se comprometerem a reforçar a integração regional e aumentar o comércio intra-africano.