Angola e Espanha reforçam cooperação bilateral

Angola e Espanha reforçam cooperação bilateral

As duas delegações concordaram acelerar o processo de finalização dos acordos em discussão visando o estreitamento das relações bilaterais em vários domínios.

POR: Neusa Filipe

O secretário de Estado para os Assuntos Exteriores do Reino de Espanha, IIdefonso Castro López, encorajou, ontem, em Luanda, o Governo angolano a apostar na diversificação da economia, considerando Angola um importante parceiro comercial para a Espanha. O enviado espanhol, que falava à imprensa no final de um encontro de trabalho que manteve com o secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António, considerou excelentes as relações entre Angola e Espanha, referindo que as mesmas entraram num novo paradigma após a visita que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou ao Reino de Espanha, no ano passado, ainda na condição de ministro da Defesa.

Revelou que o seu país está interessado em desenvolver as trocas comerciais com Angola, tendo de-fendido a importância da diversificação da sua economia para alargar as trocas comerciais no domínio da agricultura e pescas. Por seu turno, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António, referiu que no encontro mantido com o seu homólogo espanhol, foram abordadas questões de interesse comum e sobre acordos que serão brevemente assinados, designadamente no domínio da agricultura, pescas, petróleo, segurança marítima, turismo e ensino superior.

“Hoje assinamos simplesmente o comunicado conjunto para marcar os pontos essenciais, esta é a segunda vez que nós procedemos a consultas políticas”, referiu. O governante angolano afirmou que durante o encontro foram ainda trocadas impressões referentes à cooperação entre a União Africana e a União Europeia.

Visitas

Tete António admitiu a realização de visitas oficiais ao mais alto nível, durante o ano em curso, para incentivar investimentos espanhóis em Angola. As duas delegações concordaram em acelerar a finalização dos acordos em discussão para favorecer o estreitamento das relações bilaterais em vários domínios. A primeira reunião sobre Consultas Políticas teve lugar a 15 de Abril de 2015, em Madrid, tendo as delegações de Angola e Espanha sido dirigidas por Manuel Augusto, então secretário de Estado para as Relações Exteriores, e Ignacio Ybañez, secretário para os Assuntos Exteriores e Cooperação do Reino de Espanha.