Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio

Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio

Fidel Castro Díaz-Balart, o “Fidelito”, filho mais velho do falecido Presidente cubano Fidel Castro, pôs termo à própria vida Quinta-feira aos 68 anos, depois de sofrer um estado depressivo, um facto que comoveu o país, onde era muito conhecido, embora nunca tenha exercido cargos políticos.

O doutor em Ciências, Fidel Castro Díaz- Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos há vários meses por um estado depressivo profundo, atentou contra a sua vida na manhã de anteontem, primeiro de Fevereiro”, comunicou o jornal oficial Granma. Muitos lembram dele ainda menino, vestido com o uniforme verde oliva, quando entrou em Havana ao lado do seu pai em 8 de Janeiro de 1959 como parte da Caravana da Vitória, que levou Fidel do Leste ao Oeste da ilha. O filho mais velho de Fidel sempre foi um fiel adepto da revolução do seu pai.

A notícia do suicídio, também divulgada no telejornal nacional durante a noite, apanhou de surpresa os cubanos e acontece apenas 15 meses após a morte do seu pai, que faleceu em 25 de Novembro de 2016 aos 90 anos. De acordo com a imprensa oficial cubana, como parte do seu tratamento por depressão, “Fidelito” – como era conhecido no país – “pediu inicialmente um regime de hospitalização e depois se manteve em acompanhamento ambulatório durante a sua reintegração social”. “No momento do seu falecimento ele era Assessor Científico do Conselho de Estado e vice-presidente da Academia de Ciências de Cuba”, segundo a imprensa. Muito parecido com o pai, inclusive na altura e barba, “Fidelito” foi filho do casamento do líder da revolução cubana com Mirtha Díaz- Balart, sua primeira mulher, da qual se separou após o triunfo de 1959.

Mirtha Díaz-Balart mora na Espanha

Nascido em 1 de Setembro de 1949, formado em Física na ex-União Soviética, “Fidelito” ocupou o cargo de Secretário Executivo da Comissão de Assuntos Nucleares de 1983 até 1992. No seu primeiro casamento, com Olga Smirnov, teve dois filhos: Fidel Antonio, de 37 anos, doutor em Ciências e Tecnologia Nuclear, e Mirta María, de 34, doutora em Matemática. No enterro do pai foi visto ao lado dos cinco meio-irmãos – Antonio, Angel, Alex, Alexis e Alejandro – que Fidel Castro teve com seu casamento com Dalia Soto del Valle, a viúva oficial.

Outra filha de Fidel Castro, Alina Fernández, mora nos Estados Unidos, de onde criticava as políticas e o governo do seu pai. Alina é filha de uma relação extra conjugal de Fidel com Natalia Revuelta. Por parte de mãe, “Fidelito” era primo dos políticos republicanos americanos Lincoln e Mario Díaz- Balart, de longa trajectória política anti-castrista. Nas suas últimas aparições públicas, “Fidelito” discursou sobre a nanociência, tema que estudava pelo interesse demonstrado na questão pelo governo do seu tio Raúl Castro. O funeral será organizado pela família, ou seja, sem um tratamento oficial, numa data que ainda será definida.