“Amigos da Literatura” incentivam hábitos de leitura no Waku Kungo

“Amigos da Literatura” incentivam hábitos de leitura no Waku Kungo

A agremiação já deu passos significativos na revitalização da leitura ao nível do município e espera expandir o seu raio de acção à capital da província.

POR: Augusto Nunes

A Associação de Jovens Amigos da Literatura do Waku Kungo, província do Cuanza Sul, continua a disseminar hábitos de leitura nos jovens daquela localidade, informou a OPAÍS, João Kapengue, coordenador da agremiação. A intenção, segundo o responsável, é revitalizar a leitura, ocupando os tempos livres dos jovens com acções ligadas ao livro, combater os índices de reprovação nas escolas e descobrir talentos nos domínios da escrita, da dança, da música e das artes cénicas.

O coordenador destacou ainda a leitura como fonte da intelectualidade e incentivou os jovens da localidade a abraçarem o livro com vista a elevar os seus níveis de conhecimento. Recordou que, pelos elevados índice de reprovação anteriormente registados, muitos alunos terminavam o ensino médio e não tinham condições para ingressar na universidade.

”Decidimos criar esta associação para podermos estimular hábitos de leitura, para que os jovens que queiram enveredar pela escrita e fazer a arte possam integrar a agremiação, ”declarou. No seu entender, trata-se de uma iniciativa que tem sido encarada com entusiasmo pelos jovens do município, muitos dos quais já assumiram o interesse de seguir a via da escrita e do entretenimento. “Todo o jovem gosta de se entreter e elevar o seu nível de conhecimentos, e aos poucos vamos constatando esta intenção, porque recebemos novos membros”, sublinhou João Kapengue.

O responsável realçou, igualmente, que a associação dedica-se à descoberta de novos talentos, na realização de colóquios em diversas temáticas, tendo já descoberto bons poetas e compositores. Entretanto, a escassez de recursos financeiros condiciona a edição das suas criações. “Temos várias obras escritas, mas nenhuma delas está publicada por falta de patrocínios”. A associação, actualmente em fase de reestruturação, conta com mais de 40 membros.